Tecnologia

Tim Cook fala de Google Glass e Apple TV em entrevista

Tim Cook insiste que a Apple não perdeu seus poderes mágicos e continua trabalhando em produtos que vão impressionar o mercado


	Tim Cook, CEO da Apple, diz que a empresa prepara produtos incríveis que vão impressionar o mercado
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Tim Cook, CEO da Apple, diz que a empresa prepara produtos incríveis que vão impressionar o mercado (Justin Sullivan/Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de maio de 2013 às 16h14.

São Paulo — Durante quase uma hora e meia, na noite de terça-feira, Tim Cook, o CEO da Apple, respondeu a perguntas no evento D11, que acontece na Califórnia. Ele insistiu em que a empresa não perdeu seus poderes mágicos e continua trabalhando em produtos que vão impressionar o mercado.

Cook também expôs sua visão sobre os óculos Google Glass, a possibilidade de um iPhone com tela maior, o Apple TV e outros temas. Mas, como sempre, não deixou escapar quase nada sobre os produtos futuros da Apple. 

A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Walt Mossberg e Kara Swisher, do Wall Street Journal. Veja cinco coisas que Cook disse.

1 – iWatch e Google Glass

Cook disse que a computação para vestir tem futuro, mas não os óculos Google Glass. “É uma área com muitas oportunidades a serem exploradas”, afirma. “Estamos animados. Muitas empresas vão atuar nessa área.”

“Vejo isso como um ramo importante dos negócios”. Ele não contou o que a Apple está desenvolvendo. Mas elogiou dispositivos de pulso como o Nike Fuel Band, e revelou que ele próprio usa uma dessas pulseiras com sensores.

Para Cook, os óculos Google Glass são produto de nicho, sem vocação para se massificar. “Há alguns aspectos positivos nesse produto”, disse. “Deve agradar a certos segmentos do mercado. Mas é difícil enxergar alguma chance de ele ter um apelo amplo.”


2 – Apple TV é coisa séria

Cook revelou que a Apple vendeu 13 milhões de aparelhos Apple TV (que permitem receber imagens pela rede de dados e exibi-las num televisor). Metade dessas vendas foram feitas no ano passado.

Os números mostram que o Apple TV, que Steve Jobs chegou a descrever como “um hobby”, é hoje um produto sério para a Apple, com vendas expressivas e em rápido crescimento.

Cook também afirmou que a Apple tem uma “visão grandiosa” para o mercado de TV e que essa é uma área de “foco intenso” para a empresa. Mas, apesar das perguntas insistentes dos jornalistas, ele se recusou a dizer que visão é essa.

3 – Jony Ive e o iOS 7

Cook confirmou que Jony Ive, guru do design na Apple, lidera o desenvolvimento de uma nova versão do sistema iOS, usado no iPhone, no iPad e no iPod touch.

Ele disse que as interfaces de programação do sistema poderão ser um pouco mais abertas, dando mais liberdade aos desenvolvedores de aplicativos. Será que finalmente os apps do iOS vão poder exibir informações já na tela inicial? É algo normal no Android, mas que não é possível no iPhone.

O CEO também confirmou que tanto o iOS 7 como a nova versão do sistema Mac OS X serão apresentados no evento WWDC, que começa em 10 de junho.


4 – O iPhone com tela maior

Cook não negou totalmente a ideia de um iPhone com tela maior. Mas deu a entender que esse aparelho não vai virar realidade logo. Ele comparou a situação ao que a Apple fez com o Mac e o iPad. O tablet, como se sabe, passou a ser oferecido em dois tamanhos desde o ano passado, quando foi lançado o iPad mini.

“Cada produto atende a um perfil diferente de usuário”, disse. “No caso do iPhone, a questão é se chegamos ao ponto em que devemos atender a outro perfil de usuário”.

Pressionado a falar sobre a possibilidade de um iPhone com tela de mais de 4 polegadas (o concorrente Galaxy S4 tem 5 polegadas), ele respondeu que muitas telas atuais tem problemas de equilíbrio de cores ou encurtam a vida da bateria. “Nossos clientes esperam que consideremos tudo isso na decisão”, disse.

Abaixo, o vídeo com a entrevista completa de Tim Cook (em inglês):

http://live.wsj.com/public/page/embed-0A0DDC54_6929_43AA_818E_3058B33077B7.html

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiOSiPhoneRelógios inteligentesSmartphonesTecnologia da informaçãoTim Cook

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia