Exame Logo

4 anos após lançamento, Siri, do iPhone, fala português

Segundo a MacMagazine, a expectativa é que o iOS 8.3 ganhe uma versão beta pública (a primeira na história do sistema operacional móvel da Apple) no mês que vem

Siri: assistente pessoal aprendeu a falar português na edição mais recente do iOS (8.3) (©afp.com / Mandy Cheng)

Lucas Agrela

Publicado em 23 de fevereiro de 2015 às 19h35.

São Paulo - Quatro anos depois do lançamento do iPhone 4S, seu smartphone de estreia, a assistente pessoal Siri aprendeu a falar português na edição mais recente do iOS (8.3) que começou a ser liberada para desenvolvedores, nesta segunda-feira (23).

De acordo com o MacRumors, que obteve acesso ao novo sistema móvel da Apple, a Siri passa a entender e falar também os seguintes idiomas: dinamarquês, holandês, variações do inglês para a Índia e para a Nova Zelândia, russo, sueco, tailandês e turco.

Segundo a MacMagazine, a expectativa é que o iOS 8.3 ganhe uma versão beta pública (a primeira na história do sistema operacional móvel da Apple) no mês que vem.

Os sistema iOS 8.3 e OS X Yosemite 10.10.3 virão com mais de 300 novos emojis.

Não há previsão de lançamento oficial para o iOS 8.3.1. Antes dele, a Apple ainda deve lançar o iOS 8.2, que está em período de testes desde o ano passado.

Veja também

São Paulo – Depois de comprar (e usar bastante) um iPhone 6, chegou a hora de expandir os usos do smartphone. Para isso, nada melhor do que bons acessórios. Seja para quem quer ouvir música, fotografar ou usar o smartphone para trabalho, existem opções variadas de produtos que trabalham com o gadget. Veja a seguir oito acessórios sob medida para o iPhone 6 e para o iPhone 6 Plus.
  • 2. Capas OtterBox

    2 /10(Divulgação/OtterBox)

  • Procurando uma opção para uma rotina agitada (ou desastrada)? As capas da Otterbox são extremamente resistentes e prometem proteger o iPhone 6 do tranco. Na foto, está uma capa da linha Commuter. Ela defende o smartphone de quedas, pancadas e choques. A capa ainda vem com uma película para proteger a tela de arranhões. O preço indicado pela empresa é de 199 reais. A marca tem outras opções, como a Defender, que atende aos padrões de resistência do exército americano. Essa tem como preço indicado 299 reais.
  • 3. Olloclip

    3 /10(Divulgação/Olloclip)

    Para os fãs de fotografar no smartphone, nada melhor do que ter um kit de lentes versátil. Um dos kits mais famosos é o da Olloclip. São quatro lentes diferentes (olho de peixe, grande angular, macro 10x e macro 15x) que podem ser presas ao aparelho. As lentes podem ser usadas tanto na câmera frontal quanto na traseira. Elas são vendidas aqui no Brasil por 439 reais. O kit serve tanto para o iPhone 6 quanto para o iPhone 6 Plus.
  • 4. Fone Beats sem fio

    4 /10(Divulgação/Beats)

    Quem gosta de música e carrega muitas delas (ou ouve muito por streaming) precisa de um bom fone de ouvido. Os fones Beats by Dr. Dre são uma opção de qualidade. O headphone é wireless e se liga por bluetooth ao iPhone 6. Também existe a opção de usar o cabo de forma tradicional. Na opção sem fio, a bateria do fone tem autonomia para dez horas de música. Os fones da marca são famosos pela qualidade e pelo preço salgado. O modelo sem fio sai por 1.399 reais.
  • 5. Bateria externa

    5 /10(Divulgação/TP Link)

    Para quem passa o dia usando o smartphone, nada mais seguro do que levar um carregador portátil. O gadget ainda é bem prático para viagens ou em situações que o acesso a uma tomada não é garantido. Na prática, qualquer um com uma porta USB irá funcionar. Uma dica é o carregador de 10.400 mAh da TP Link. A capacidade de armazenamento de energia dele deve ser suficiente para carregar o iPhone 6 algumas vezes. Ele sai por 140 reais.
  • 6. Película de vidro

    6 /10(Divulgação/Gorila Shield)

    Para dar uma proteção extra ao iPhone, vale tentar uma película de vidro. A Gorila Shield é uma marca a se considerar. A empresa oferece uma espécie de seguro. Se a tela do smartphone quebrar enquanto estiver com uma de suas películas de vidro, eles pagam o conserto. A empresa oferece vidro para a parte frontal e também para a parte traseira do aparelho. Uma película frontal sai por 100 reais tanto para o iPhone 6 quanto para o iPhone 6 Plus. O jogo com película frontal e traseira sai por 120 reais.
  • 7. Capas oficiais da Apple

    7 /10(Divulgação/Apple)

    Junto com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, a Apple lançou algumas capas oficiais. As mais bacanas são as feitas de couro (como a da imagem), mas a empresa também oferece capas de silicone. Os acessórios dos dois materiais estão disponíveis para ambos os modelos de iPhone. A capa de couro é vendida em preto, rosa, marrom, azul e vermelho. Elas saem por 229 reais para o iPhone 6 e 249 reais para o iPhone 6 Plus. As de silicone estão disponíveis em preto, azul, rosa, verde, branco e vermelho. Um pouco mais baratas, elas custam 179 reais para o iPhone 6 e 199 reais para o iPhone 6 Plus.
  • 8. Caixas de som Logitech

    8 /10(Divulgação/Logitech)

    Para quem quer usar o iPhone 6 para ouvir músicas, nada melhor do que caixas de som bluetooth. As caixas Logitech X100 são uma boa opção. Elas têm um visual bem moderno e são vendidas em diversas cores. O seu tamanho compacto é um grande benefício, já que permite que ela seja transportada com praticidade em uma mochila. O preço sugerido pela Logitech é de 249 reais.
  • 9. Adaptador para VGA

    9 /10(Divulgação/Apple)

    Quer usar o iPhone 6 para apresentações? A Apple vende em sua loja virtual um adaptador da porta Lightning para VGA. Com isso, é possível espelhar a tela do smartphone em monitores, televisões, projetores, etc. O adaptador sai por 229 reais no site da Apple.
  • 10. Agora, veja apps para seu iPhone 6

    10 /10(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame