15 coisas que você pode fazer com o Samsung Galaxy S5
Conheça os principais recursos do seu próprio aparelho ou descubra se ele vale a pena para você
Lucas Agrela
Publicado em 21 de julho de 2014 às 10h13.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h50.
O smartphone Samsung Galaxy S5 é um produto topo de linha com uma série de recursos, muitos deles, às vezes, desconhecidos por seus próprios donos. INFO reuniu os principais deles para que você os conheça ou possa aproveitar melhor o seu dispositivo. Com esta reportagem, INFO dá início a uma série que será publicada às segundas-feiras em seu site.
O S5 conta com certificação IP67, o que implica um revestimento que o torna resistente à água. Ele pode ficar mergulhado por até 30 minutos a 1m de profundidade.
O S5 possui um sensor que mede os batimentos cardíacos do usuário. Colocando o dedo próximo à câmera, o smartphone é capaz de sentir os batimentos do seu coração.
Assim como no iPhone 5s, o botão home do S5 tem um leitor biométrico. Basta deslizar o dedo sobre o botão para desbloquear a tela ou autorizar um pagamento no PayPal.
O S5 possui infravermelho para enviar comandos a TVs. Funciona como um controle remoto universal.
A Samsung vende o relógio inteligente Galaxy Gear 2 e a pulseira para exercícios Gear Fit. Os aparelhos são compatíveis somente com a linha de produtos Galaxy. Os dispositivos podem espelhar notificações do S5 no seu punho e monitorar exercícios físicos.
O software de câmera do S5 possui diversas personalizações. Uma das mais diferentes é um recurso que permite usar a câmera frontal e a principal ao mesmo tempo.
A tela de 5,1 polegadas pode ser divida para usar dois apps ao mesmo tempo. Para que o atalho para aplicativos com suporte para essa função apareça, é preciso pressionar e segurar o botão capacitivo indicado com o símbolo voltar por alguns segundos.
Chamado de Smart Scroll, a Samsung oferece um recurso que detecta movimentos da cabeça do usuário ao ler um texto no navegador padrão do S5. Com isso, a página rola para baixo automaticamente conforme você lê.
Introduzido no S4, o Air Gesture permite que os usuários mudem de foto na galeria padrão do smartphone passando a mão sobre a tela.
A tela do S5 é sensível o suficiente para identificar toques de um lápis. Entretanto, o mais indicado é usar uma caneta feita para telas sensíveis ao toque.
Quem tem o costume de emprestar o smartphone para os filhos pode usar o Modo Criança para dar acesso somente a alguns apps.
O S5 tem tantos recursos que usá-lo pode ser complicado. A Samsung parece ter notado isso e oferece a opção de desabilitar diversas funções. Chamado de Modo Fácil, ele pode ser ativado nas configurações do aparelho, que passa a funcionar como um celular comum.
O Galaxy S5 permite esconder alguns arquivos. O Modo Privado pode ser habilitado na barra de notificações do sistema e requer uma senha de acesso que permite visualizar todas as suas fotos, vídeos e documentos. Quando a opção é desabilitada, tudo isso fica bloqueado.
Ao ouvir uma música no aplicativo padrão do S5, basta virar a tela para o modo paisagem para obter uma lista de faixas semelhantes. Ou seja, o recurso cria automaticamente uma playlist sugerida.
O HDR em si é um recurso que já existe há anos, mas a possibilidade de visualizar seus efeitos quase ao vivo e de capturar uma imagem instantaneamente é uma grande novidade no mercado de smartphones.