Exame Logo

10 redes sociais que você não pode ignorar

Da Pinterest à Houzz, dez redes sociais que provam que a vida online não se resume ao Facebook

Muito além do Facebook (Divulgação / Foursquare)

Maurício Grego

Publicado em 17 de fevereiro de 2012 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.

A enorme abrangência do Facebook , com seus 845 milhões de participantes, pode dar a impressão de que a rede social de Mark Zuckerberg é a única que importa no momento. Mas não é verdade. Tanto para uso pessoal como na divulgação de marcas e serviços, redes sociais especializadas oferecem, em muitos casos, ótimas oportunidades para interagir com outras pessoas. Detalhamos, aqui, dez redes sociais que você não pode ignorar se não quiser ficar para trás. Clique nas fotos para vê-las.
  • 2. 1. Pinterest

    2 /11(Reprodução)

  • Veja também

    Por que é importante A Pinterest é o fenômeno do momento entre as redes sociais. Voltada para o compartilhamento rápido de fotos e informações da web, ela atrai pela facilidade de uso e pela elegância e diversidade do conteúdo publicado. Na Pinterest, cada foto presa por um alfinete virtual a um painel possui um link para seu site de origem. Por isso, essa rede gera muito tráfego para outros sites. Um estudo do site Shareaholic mostra que ela manda mais visitantes para outros endereços que Google+, YouTube e LinkedIn juntos. Quem usa Inaugurada há menos de um ano, a Pinterest segue aberta apenas a convidados. A base de usuários é estimada em 10,4 milhões de pessoas, sendo que mais de 10 milhões são americanas. Esses números vêm crescendo velozmente. Dois terços dos inscritos são do sexo feminino. Entre os fãs da Pinterest no Facebook, 97% são mulheres. Como usar Publique fotos atraentes – incluindo algumas do seu site ou blog (para conseguir um convite, peça a alguém já inscrito ou forneça seu endereço de e-mail na página inicial). Assim, as pessoas vão querer clicar para saber mais sobre essas fotos. Empresas podem publicar imagens de produtos e de eventos.
  • 3. 2. Tumblr

    3 /11(Divulgação)

  • Por que é importante A rede de miniblogs Tumblr viu suas visitas crescerem 680% no Brasil em 2011. Nela, é muito fácil compartilhar textos, fotos e vídeos. Um recurso de “reblog” permite que o conteúdo seja reproduzido por outros usuários, propagando-se de forma viral. Isso sugere uma vocação para campanhas de marketing. Quem usa O Tumblr tem 44 milhões de blogs e é especialmente popular entre o público mais jovem. Como usar Prefira publicar textos curtos, fotos e vídeos – em vez de textos longos. O Tumblr tem um “jardim de temas” com muitas opções, e as páginas podem ser personalizadas pelo usuário. Use as ferramentas de rede social para divulgar seus posts.
  • 4. 3. Houzz

    4 /11(Reprodução)

    Por que é importante A Houzz vem ganhando força como rede social especializada em arquitetura, decoração e paisagismo. Tem mais de 260 mil fotos de decoração que podem ser pesquisadas por tipo de ambiente, estilo e localização. Clicando numa delas, é possível obter mais informações e, em alguns casos, entrar em contato com o designer. Naturalmente, os usuários também podem trocar dicas entre si. Quem usa O site é apreciado tanto por entusiastas da decoração como por profissionais de arquitetura e paisagismo. Há mais de um milhão de “livros de ideias” criados por usuários e 30 mil professionais têm perfis no site, quase todos americanos. Embora a presença de brasileiros seja fraca, isso não impede que especialistas usem a Houzz para divulgar seu trabalho por aqui. Como usar Se você busca inspiração para decorar sua casa, o caminho é criar um livro de ideias e ir colecionando fotos. Profissionais e empresas devem montar um portfólio virtual e divulgá-lo; e tratar de interagir com os interessados. O uso é gratuito tanto para consumidores como para empresas. O site conta com um ótimo aplicativo gratuito para iPhone e iPad.
  • 5. 4. LinkedIn

    5 /11(Divulgação)

    Por que é importante Apesar dos avanços do Facebook nessa área, o LinkedIn continua sendo a principal rede social voltada para contatos profissionais. É a melhor aposta para encontrar um novo emprego, entrar em contato com parceiros de negócios ou contratar alguém. Quem usa O LinkedIn tem 150 milhões de usuários, segundo seus próprios dados. No Brasil, são 7,3 milhões. Entre os inscritos, 58% são homens, e, 42%, mulheres. Como usar Se o objetivo é buscar oportunidades profissionais, invista tempo na elaboração do  perfil, enfatizando com realismo sua experiência e suas habilidades. Peça a amigos com prestígio no mercado para recomendá-lo no site.
  • 6. 5. foursquare

    6 /11(Divulgação)

    Por que é importante O foursquare reúne um público qualificado, que busca dicas de restaurantes, lojas e serviços enquanto compartilha seus deslocamentos pela cidade com os amigos. A rede social oferece oportunidade para lojas, restaurantes e bares divulgarem seus produtos e serviços. Quem usa O site tem 15 milhões de inscritos, normalmente pessoas que vivem com os dedos no smartphone. Recebe milhões de check-ins por dia. 750 mil empresas empregam o serviço para divulgar seus negócios. Como usar Use o aplicativo do site (disponível para quase todos os smartphones) para ver dicas e ofertas de bares, restaurantes e lojas; e para descobrir por onde os amigos têm andados. Estabelecimentos comerciais são listados gratuitamente no foursquare e podem fazer ofertas especiais para os usuários da rede social.
  • 7. 6. SoundCloud

    7 /11(Reprodução)

    Por que é importante O SoundCloud é o principal serviço de compartilhamento de áudio na internet. Diferentemente do MySpace, ele não enfatiza apenas a divulgação de músicas. Há também aulas, palestras e outros tipos de gravações sonoras. Quem usa O SoundCloud tem 11 milhões de usuários, número significativo para um serviço com finalidade tão específica. Entre eles, há alguns famosos, como Paul McCartney, muitos músicos amadores e pessoas que compartilham aulas e apresentações. Como usar O caminho depende do objetivo. Músicos podem compartilhar trechos de áudio com parceiros de composição ou companheiros de banda. E, claro, podem divulgar as músicas acabadas para o público. Outros profissionais podem publicar podcasts, aulas e palestras. É possível armazenar gravações de reuniões corporativas com acesso restrito a pessoas autorizadas.
  • 8. 7. YouTube

    8 /11(Reprodução)

    Por que é importante Destino número um de quem procura vídeo na web, o YouTube tem desde filmagens de tutoriais e palestras até produções humorísticas, passando pelas apresentações artísticas. Vídeos que se destacam tendem a se propagar de forma viral, atingindo um público amplo. Quem usa O YouTube recebe 800 milhões de usuários únicos por mês e 48 horas de novos vídeos por minuto. Há mais de 3 bilhões de exibições de vídeos por dia no site. O perfil das pessoas que o frequentam é tão variado quanto os próprios vídeos. Como usar O uso profissional do YouTube é mais óbvio para os artistas, que podem publicar vídeos mostrando seu trabalho. Especialistas em outras áreas podem produzir filmagens com dicas, análises e informações. Já as empresas têm, no site, um ótimo meio para divulgar demonstrações de produtos e campanhas publicitárias. Nesse caso, convém criar um canal para a marca a ser divulgada.
  • 9. 8. Twitter

    9 /11(Reprodução)

    Por que é importante Como o Facebook, o Twitter dispensa apresentações. É um caminho eficaz para divulgar informações e interagir com o mercado. Quem usa Entre os 200 milhões de usuários, há muitos profissionais de marketing, publicidade, mídias sociais e tecnologia. O Brasil ultrapassou o Japão em número de usuários recentemente, tornando-se o segundo país no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos. Dados compilados pela empresa Semiocast indicam que há 33,3 milhões de tuiteiros brasileiros. Desses, 25% publicam posts na rede regularmente. Como usar Para se manter informado, siga fontes de informação em suas áreas de interesse. Para conquistar seguidores, procure tuitar coisas interessantes sobre sua especialidade profissional. E use o Twitter para divulgar publicações em blogs e novidades em geral.
  • 10. 9 Google%2B

    10 /11(Reprodução)

    Por que é importante O Google+ ganhou a má fama de ter usuários pouco ativos, mas o fato é que essa rede cresce continuamente, já é uma das maiores do mundo e é apreciada por profissionais de tecnologia, ciências e negócios. O Google vem ampliando a exibição de páginas do Google+ entre os resultados de buscas, o que deve dar mais visibilidade a elas. Quem usa O Google+ tem 90 milhões de usuários e estima-se que receba mais de 600 mil inscrições por dia. Se esse ritmo se mantiver, a rede social do Google pode terminar 2012 com 400 milhões de participantes. Um estudo da empresa SiteImpulse indica que dois terços dos usuários são do sexo masculino e 20% são estudantes. O Brasil é o terceiro país em número de inscritos, com cerca de 5 milhões, atrás dos Estados Unidos e da Índia. Como usar O Google+ funciona bem para a publicação de conteúdo dirigido, o que é bom para especialistas em assuntos técnicos. Seu sistema de círculos torna fácil diferenciar conteúdo profissional de posts mais pessoais, que não devem ser compartilhados com todos os contatos. Empresas devem criar perfis para suas marcas e interagir com o público. Para aparecer em resultados de buscas, é importante ter atualizações frequentes na página.
  • 11. 10. Facebook

    11 /11(Reprodução)

    Por que é importante Obviamente, ninguém pode ignorar a maior rede social do planeta. Quem usa O Facebook tem 845 milhões de participantes. Uma análise do especialista italiano Vincenzo Cosenza mostra que é a rede social número um em 127 países, entre 136 considerados por ele. Entre as raras exceções estão China, Rússia e Coréia, onde sites locais predominam. No Brasil, o Facebook ultrapassou o Orkut no ano passado, subindo ao topo do ranking. Como usar Numa rede social com tantas ferramentas, as possibilidades são muitas. Procure separar os contatos pessoais dos profissionais em diferentes listas. Assim, fica mais fácil compartilhar informações apenas com um ou outro grupo. Empresas devem criar uma página institucional (fan page) para sua marca. O Facebook também funciona bem para divulgar conteúdo publicado originalmente em outras plataformas, como blogs. E permite fazer pesquisas entre os usuários.
  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetPinterestRedes sociaisTwitter

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame