Anunciado hoje, o Mac OS 10.9 Mavericks trará algumas novidades interessantes aos computadores da Apple. As principais envolvem um sistema de abas no Finder e mudanças...
10 imagens do novo OS X Mavericks (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 10 de junho de 2013 às 15h28.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h05.
Anunciado hoje, o Mac OS X 10.9 Mavericks trará algumas novidades interessantes aos computadores da Apple. Veja na galeria algumas delas, em imagens da apresentação do vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi.
O novo Mavericks não apresenta grandes mudanças visuais. Ele deve ser lançado para o público no outono norte-americano - primavera por aqui -, mas uma versão para desenvolvedores chega ainda hoje.
O Finder finalmente recebeu um sistema de navegação por abas, similar ao de browsers. Agora, não é mais necessário abrir várias janelas para acessar diferentes pastas.
Foi incluído também um sistema de tags no Finder, que permite classificar arquivos de acordo com o "tema". A tag é definida na hora que uma foto, por exemplo, é salva.
O recurso de múltiplos displays foi melhorado se comparado com o da versão anterior do OS. Ele deve tornar o modo tela-cheia de aplicativos mais interessante.
O sistema de notifacações foi aprimorado, e agora o usuário poderá responder mensagens e e-mails, por exemplo, pela própria janelinha. Além disso, notificações Push do iOS aparecerão na tela dos Macs.
Grande "estrela" da apresentação, o Safari recebe na atualização novos recursos, como a barra de favoritos lateral. Ela não lista apenas os sites, mas também algumas páginas que você pode guardar para ler depois e links do Twitter e do LinkedIn.
Um dos recursos mais interessantes do novo OS é o App Nap. Ele faz com que aplicativos em segundo plano (no caso, o Safari) não utilizem tanto processamento.
A nova ferramenta Keychains sincroniza senhas pela nuvem entre dispositivos da Apple. Além disso, também sugere senhas na hora de fazer um cadastro, que são automaticamente salvas no banco de dados.
O polêmico aplicativo de mapas da Apple estreará nos computadores com OS X 10.9. Além dos recursos padrão, o Maps poderá enviar para aparelhos com iOS as rotas elaboradas no Mac.
O aplicativo para leitura de livros também chega aos Macs com o Mavericks. Com interface simples, o iBooks dará acesso aos muitos e-books disponíveis na loja virtual da Apple.
É possível desativar o Instagram pelo computador ou pelo próprio aplicativo. Basta seguir as instruções e fazer login novamente quando desejar reativá-lo
Comparador de preços de jogos que fez grande sucesso na década de 2010 acaba de ser relançado com nova proposta gamificada, visual repaginado, integração com o Discord e conteúdos exclusivos