Acompanhe:
seloRevista Exame

Rótulos do alemão Egon Müller começam a ser distribuídos no Brasil

Os vinhos com a assinatura do renomado produtor alemão estão entre os melhores do mundo e são bastante disputados no mercado

Modo escuro

Continua após a publicidade
Egon Müller, à frente, e Rodrigo Malizia, da Cellar: referência agora no mercado brasileiro (Germano Lüders/Exame)

Egon Müller, à frente, e Rodrigo Malizia, da Cellar: referência agora no mercado brasileiro (Germano Lüders/Exame)

G
Gabriel Aguiar

Publicado em 23 de março de 2022 às, 15h00.

Pode até ser que o consumidor esporádico não conheça o nome de Egon Müller. Mas entendidos sabem bem de quem se trata. Os vinhos com a assinatura do renomado produtor alemão estão entre os melhores do mundo e são bastante disputados no mercado. “Nossa safra de 2003 foi arrematada por 12.000 euros. Mas acredito que nossos clientes já venderam a preços mais altos. É que eu sou uma pessoa modesta”, diz Müller, sempre em tom baixo, descontraído.

O que torna as garrafas da vinícola Scharzhofberger tão valorizadas? São vinhos de uva riesling, produzidos na região do Mosel, ao noroeste da Alemanha, bem próximo a Luxemburgo e à França. Três rótulos do produtor receberam nota 100 na valorizada escala de Robert Parker. Para os especialistas — além do próprio Egon Müller —, o segredo está no equilíbrio entre açúcares e acidez, o que também se reflete no nível de álcool não tão elevado e no frescor. “Seus vinhos representam o que há de melhor na Alemanha”, afirma Rodrigo Malizia, CEO da Cellar Vinhos, que será representante do produtor no Brasil.

Mais que reputação, a produção também tem muita história: a propriedade pertence à família há mais de 220 anos e foi comprada em 1797, durante a Revolução Francesa, quando o novo regime vendeu as terras que pertenciam à Igreja, e as fronteiras entre França e Alemanha eram mais difusas. O vinhedo, considerado um dos melhores da Europa, surgiu muito antes disso, já que as plantações vêm desde a Idade Média, com os romanos.

“Poucos brasileiros se aprofundaram nos vinhos alemães. Só que quem gosta é apaixonado. Parte do nosso trabalho será desenvolver esse mercado, atraindo quem já conhece, mas também uma parte do público que não teve essa experiên­cia. Por isso é tão importante trazer o melhor de todos, já que Egon Müller­ é considerado uma referência em todo o mundo”, diz Malizia.

Sete vinhos da produção da Scharzhofberger serão vendidos no mercado brasileiro — há outras três linhas, mais restritas, que são oferecidas apenas nos leilões internacionais. De acordo com o representante da vinícola, as primeiras garrafas devem chegar pouco depois da metade do ano, mas a estratégia de preços e o volume já serão definidos nas próximas semanas. A boa notícia: a opção mais em conta deve ficar bem abaixo dos rótulos recordistas, entre 300 e 400 reais.  


(Publicidade/Divulgação)

Últimas Notícias

Ver mais
Mudança climática modificará profundamente a produção do vinho, indica estudo
Casual

Mudança climática modificará profundamente a produção do vinho, indica estudo

Há 23 horas

Vinhos da Faria Lima: conheça os empresários que investem em vinícolas no Brasil e no exterior
Casual

Vinhos da Faria Lima: conheça os empresários que investem em vinícolas no Brasil e no exterior

Há 3 dias

5 dicas para harmonizar vinho e chocolate na Páscoa
Casual

5 dicas para harmonizar vinho e chocolate na Páscoa

Há 5 dias

Nove itens essenciais para equipar a sua adega
seloRevista Exame

Nove itens essenciais para equipar a sua adega

Há 6 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais