Profissionais 50+ em alta: a valorização da experiência
Cinco entre dez empresas brasileiras querem aumentar a presença de profissionais mais velhos até 2025
Mórris Litvak, criador da Maturi: “As companhias ainda não enxergaram as vantagens de contratar pessoas acima de 50 anos” (Morris Litvak/Divulgação)
15 de dezembro de 2022, 06h00
O envelhecimento da população e as mudanças nas regras da aposentadoria no Brasil fazem com que cada vez mais as pessoas com 50 anos ou mais busquem posições de trabalho. Percebendo esse cenário, o setor empresarial começa a realizar programas específicos de contratação e retenção de profissionais maduros. A fabricante de bens de consumo Johnson & Johnson, por exemplo, retirou a idade dos currículos para evitar vieses.
Para o próximo ano, o tema vai evoluir. De acordo com um estudo da consultoria Maturi, 57% das organizações pretendem investir em medidas como o recrutamento de profissionais maduros e a preparação da cultura organizacional daqui até 2025.
“Assim como o consumidor, a força de trabalho também está ficando mais madura, e é preciso olhar para a representatividade desse profissional mais velho nas organizações, que traz muitos benefícios. A integração intergeracional gera trocas ricas, aumenta o engajamento, aumenta o repertório comportamental e gera inovação, além de reduzir turnover e absenteísmo”, diz Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.
Últimas Notícias
Confraria das Pretas: conheça a empresa que tem o objetivo de popularizar o consumo de vinho
Há menos de um minuto • 1 min de leituraEntenda os motivos da queda do "crescimento chinês"
Há menos de um minuto • 1 min de leituraCom venda em lojas físicas, negócio nativo digital consegue receita anual de R$ 80 milhões
Há menos de um minuto • 1 min de leituraAlta temporada: a tendência das viagens agora é o bem-estar
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais