Pop

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026 e leva seu 4º título

Escola de samba do Rio de Janeiro venceu no Grupo Especial e levou seu 4º título

Carnaval do Rio: escola de samba Unidos do Viradouro é a campeã  (Mauro PIMENTEL / AFP /Getty Images)

Carnaval do Rio: escola de samba Unidos do Viradouro é a campeã (Mauro PIMENTEL / AFP /Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 18 de fevereiro de 2026 às 17h19.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2026 às 17h52.

Tudo sobreEscolas de samba
Saiba mais

A Unidos do Viradouro levou o título de campeã do Carnaval de 2026 do Rio de Janeiro. As notas foram apuradas na tarde desta quarta-feira, 18 de fevereiro, no Cidade do Samba, na capital do Rio. Este é o 4º título da escola de samba.

A agremiação fechou na liderança com 270 pontos, em segundo lugar ficou a escola Beija-Flor, com 269,9 pontos, e em terceiro lugar, a escola Vila Isabel, com 269 pontos.

Na avaliação, os jurados levaram em consideração os quesitos: bateria; harmonia; evolução; samba enredo; enredo; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; alegoria; e fantasia.

Como foi a apresentação da Unidos do Viradouro?

A escola de Niterói apresentou o enredo “Pra Cima, Ciça”, em referência ao mestre de bateria da própria agremiação. O desfile destacou a trajetória de Ciça como figura central da escola e integrou sua atuação à narrativa oficial do enredo. Segundo o jornal O Globo, o júri apontou como diferencial da apresentação “explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante”.

Durante a passagem pela Marquês de Sapucaí, Ciça integrou a comissão de frente e, em seguida, retornou ao início da pista para assumir a condução da bateria Furacão Vermelho e Branco. O mestre de bateria participou de dois momentos distintos do desfile, primeiro na abertura coreografada e depois à frente dos ritmistas.

No setor da bateria, ele reeditou uma cena do Carnaval de 2007: subiu em um carro alegórico ao lado dos ritmistas e conduziu a execução do samba do alto da estrutura, acompanhado da rainha de bateria Juliana Paes. A reencenação retomou um dos momentos mais associados à trajetória do mestre na escola.

Ciça acumulou funções na apresentação. Além de comandar a Furacão Vermelho e Branco, tornou-se o eixo temático do enredo que levou a escola ao título de Melhor Escola no Estandarte de Ouro. Individualmente, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano, concedido pelo jornal O Globo desde 1972.

Quais escolas foram rebaixadas?

As agremiações Acadêmicos de Niterói e Mocidade Independente de Padre Miguel serão rebaixadas para a Série Ouro em 2027. A Padre Miguel fechou com 267,4 pontos e a Niterói ficou com 264,6 pontos.

O desfile da Acadêmicos de Niterói homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu samba-enredo. Na avenida, a escola abordou a trajetória do político e fez crítica indiretas a adversários políticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e a grupos conservadores. O samba-enredo levou o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Veja a classificação geral

  • 1º – Viradouro: 270,0 pontos
  • 2º – Beija-Flor: 269,9 pontos
  • 3º – Vila Isabel: 269,9 pontos
  • 4º – Salgueiro: 269,7 pontos
  • 5º – Imperatriz: 269,4 pontos
  • 6º – Mangueira: 269,2 pontos
  • 7º – Unidos da Tijuca: 268,7 pontos
  • 8º – Grande Rio: 268,7 pontos
  • 9º – Tuiuti: 268,5 pontos
  • 10º – Portela: 267,9 pontos
  • 11º – Mocidade: 267,4 pontos
  • 12º – Acadêmicos de Niterói: 264,6 pontos
Acompanhe tudo sobre:CarnavalRio de JaneiroEscolas de samba

Mais de Pop

Bad Bunny no Brasil: saiba o que ele deve cantar nos shows em SP

Que horas começa a apuração do Grupo Especial do Carnaval do Rio? Veja horário e onde assistir

Que horas estreia o 4º episódio de 'História de Amor'?

SP aposta em festas privadas e movimenta R$ 3,4 bi no Carnaval