Vai assistir Doutor Estranho 2? Veja o que dizem as primeiras críticas

O novo filme do herói da Marvel estreou no site Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão, com 81% da aprovação. Veja reações sem spoilers
Doutor Estranho: Dirigido por Sam Raimi — que não dirigia um filme de super-herói desde 2007 —, o longa é o segundo filme do Doutor Estranho no Universo Cinematográfico da Marvel (Marvel/Divulgação)
Doutor Estranho: Dirigido por Sam Raimi — que não dirigia um filme de super-herói desde 2007 —, o longa é o segundo filme do Doutor Estranho no Universo Cinematográfico da Marvel (Marvel/Divulgação)
Por Da RedaçãoPublicado em 04/05/2022 09:02 | Última atualização em 04/05/2022 11:57Tempo de Leitura: 6 min de leitura

Com estreia nos cinemas brasileiros marcada para esta quinta-feira, 5, o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está agradando à crítica especializada. Na última segunda, 2, o longa foi exibido para a imprensa e crítica especializada em cinema nos Estados Unidos e no Brasil.

O novo filme do herói da Marvel estreou no site Rotten Tomatoes, agregador de críticas de cinema e televisão, com 81% da aprovação. Até a publicação deste texto, a produção estava com 143 avaliações. O primeiro filme do Mago Supremo da Marvel lançado em 2016 teve 89% de aprovação, com 387 críticas.

Entre os destaques, os críticos apontaram que este é o primeiro filme de terror do Universo Cinematográfico da Marvel e elogiaram a atuação de Elizabeth Olsen.

Avaliações do Rotten Tomatoes de Doutor Estranho

A crítica do portal Comic Book e do Rotten Tomatoes, Jenna Anderson, disse que o filme estrelado por
Benedict Cumberbatch  é "tudo o que você esperaria que fosse e muito mais" e irá beneficiar o universo compartilhado do estúdio.

A jornalista Meagan Navarro, especialista em filmes de terror e editora do portal Bloody Disgusting, afirma que Sam Raimi voltou as suas raízes e apontou Elizabeth Olsen como destaque ao lado do diretor. Ela deu nota 3 para o filme em uma escala de 0 a 5. "No Multiverso da Loucura emprega dois recursos poderosos para o último lançamento da Marvel: Sam Raimi e Elizabeth Olsen. Raimi facilmente volta às suas raízes de cinema de terror e consegue infundir nesta sequência tanto horror quanto o MCU lhe permite".

LEIA TAMBÉM: Juíza rejeita pedido de Amber para descartar processo de Johnny Depp

Richard Roeper, do Chicago Sun Times, disse apenas que esse é o filme mais estranho da Marvel que ele já viu. Germain Lussier, do Gizmodo e io9, seguiu na mesma linha. “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é o filme mais estranho da Marvel até agora. Ele é bastante deslocado, parcialmente de propósito, então nem sempre funciona, mas o terror, e especialmente Wanda, funcionam incrivelmente bem. Além de uau, que surpresas grandes", afirmou o crítico.

O crítico de cinema Mick LaSalle do The San Francisco Chronicle apontou que Elizabeth Olsen teve a melhor atuação de um ator em um filme de super-herói, comparando com o ganhador do Oscar Heath Ledger em “Batman - O Cavaleiro das Trevas”, de 2008.

Apesar de críticas positivas, o jornalista Michael O'Sullivan, do Washington Post, publicou no Rotten Tomatoes que é injusto que o espectador precise consumir outras produções da Marvel para conseguir apreciar o filme. "Esperar que espectadores entendam a motivação dos personagens baseadas em pré-requisitos de outras produções que eles não consumiram totalmente – ou obedientemente –, não é apenas uma sensação ruim, parece injusto" disse. 

Josie Marie, do FilmPosers, afirma que o longa pode decepcionar os fãs. “No fim, não fui uma grande fã de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, mas uma coisa é certa: ele é cheio de estilo. Começa meio calmo, mas fica mais louco conforme passa. Eu dei algumas risadas, os visuais são divertidos e a trilha te entretém. Fãs de Sam Raimi vão ficar felizes, fãs do Doutor Estranho podem ficar confusos com para onde isso está indo e fãs de America Chavez, como eu, ficarão muito decepcionados" explicou.

O filme pode se tornar uma das melhores estreias do cinema no pós-pandemia. A projeção do aponta que o filme pode arrecadar mais de US$ 300 milhões em todo o mundo. Caso os números sejam confirmados, Doutor Estranho ficará atrás apenas de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ (2021), que rendeu US$ 582 milhões.

LEIA TAMBÉM: Palestra nos EUA e sem contrato com a Globo: a vida de Arthur após o BBB

Elenco e sinopse de Doutor Estranho 2

Dirigido por Sam Raimi — que não dirigia um filme de super-herói desde 2007 —, o longa é o segundo filme do Doutor Estranho no Universo Cinematográfico da Marvel. O filme irá se aprofundar no conceito do multiverso comum nas histórias em quadrinhos.

A sinopse oficial do filme convida o fã a viajar para o desconhecido com o Doutor Estranho. "Que com a ajuda de velhos e novos aliados místicos, atravessam as perigosas realidades alternativas do Multiverso para confrontar um misterioso novo adversário", aponta. 

O longa conta com o retorno de Cumberbatch (Doutor Estranho), Elizabeth Olsen (Wanda/Feiticeira), Benedict Wong (Wong), Chiwetel Ejiofor (Mordo) e Rachel McAdams (Christine Palmer). Últimos trailers apontaram a participação de velhos personagens queridos dos fãs, incluindo Professor Xavier de Patrick Stewart, da franquia X-Men. 

Quais filmes e séries preciso assistir para entender Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Este será o 28º filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Caso você não seja um aficionado pelos filmes de herói da Marvel não é preciso assistir todos os filmes do estúdio para entender a trama do novo longa. 

O ideal é ter visto os filmes Doutor Estranho (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019) e Homem Aranha: Sem Volta para Casa, as séries WandaVision (2021) e Loki (2021) e a animação What If…? (2021).

Qual a duração do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

O filme terá exatos 126 minutos, ou 2 horas e 6 minutos. As produções mais recentes da Marvel como Eternos (2021) e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) passavam das 2 horas e meia.

Quantas cenas pós-créditos tem Doutor Estranho 2?

Marca registrada dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, o conceito de cenas pós-créditos colabora para o estúdio fazer ligação com os próximos longas.

Segundo quem já assistiu o longa, o Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem duas cenas pós-crédito. A primeira cena acontece logo após créditos animados do filme. Para ver a segunda, será necessário aguardar após o rolo de créditos. Para não perder nada, aguarde até o final. 

Veja o trailer do Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: