Exame Logo

The Last of Us Episódio 6: mais do que a 'carga', uma filha e um propósito

Sexto episódio da série emociona pelas escolhas dos personagens e eleva o relacionamento paternal de Joel e Ellie

The Last of Us: veja o que achamos do episódio 6 (The Last of Us/ HBO/Divulgação)
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 20 de fevereiro de 2023 às 00h15.

Passando da primeira metade da série e se aproximando do fim da temporada, o sexto episódio de The Last of Us , que foi ao ar neste domingo, 19, elevou a jornada de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsay) a um novo patamar: fora dos conflitos externos, o tema principal desse capítulo ficou centrado no relacionamento dos protagonistas.

Aprofundando a mensagem principal da série, o episódio "Kin" desenvolveu uma trajetória emocional muito esperada pelo público. Com uma profunda ligação emocional à Ellie, além do relacionamento conturbado com Tommy (Gabriel Luna),os roteiristas colocam Joel, agora, em um destino incerto.

Veja também

Com 56 minutos, " Kin " mostra uma atuação brilhante de Pedro Pascal em papéis dramáticos e revela o estágio do relacionamento em que Ellie e Joel se encontram: mais do que carga e transportador, a relação paternal entre eles se firma e cria raízes.

ATENÇÃO: a partir daqui esse texto contém spoilers do episódio 6 de The Last of Us!

O maior medo de Joel transposto em palavras

-(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Ainda que todo o percurso da série se centre na trajetória de Ellie até a eventual produção de uma vacina contra ocordyceps, neste episódio, o protagonismo de Joel se elevou à construção de um personagem cada vez mais completo.

Se nos outros capítulos vemos um protagonista emocionalmente fechado, lutando contra seus próprios sentimentos conflitantes e o luto de suas perdas, em "Kin", as verdadeiras preocupações de Joel se tornam o tema central da história.

Seja no receio de ceder à pressão ou na aflição do fracasso, é na conversa com Tommy que vemos a real angústia do personagem ser transposta por palavras:o maior medo de Joel é perder, de novo, a pessoa mais importante da vida dele, reviver a história de Sarah (Nico Parker) em Ellie.

Assine a newsletter GRATUITA da EXAME POP e fique por dentro de todas as notícias de The Last of Us

E admitir isso, seja para o próprio irmão ou para ela, é um dos momentos mais conflitantes entre a escolha de lidar com os próprios medos ou enfrentá-los. Um lembrete diário do bordão da série: "quando perdido na escuridão, procure a luz", que se desenrolará ainda mais nos próximos episódios.

Importante ressaltar, aqui, a brilhante atuação de Pascal nos diálogos com Gabriel Luna e Bella Ramsay.

'Todo mundo com quem eu me importei ou morreu ou me deixou'

-(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Se os sentimentos do personagem de Pascal são prioritários no episódio seis, vale dizer que as escolhas de Ellie também começam a se refletir na visão e na expectativa que ela mesma cria sobre Joel.

Desconfiada desde que chegam à cidade em que Tommy vive, é nas conversas com Maria (Rutina Wesley) que vemos a lealdade inquestionável de Ellie:a personagem projeta em Joel uma figura de proteção, de segurança. E é por isso que a primeira escolha dele, de deixá-la com Tommy, soa para ela como uma traição tão devastadora.

Toda a atmosfera da conversa dos dois foi uma brilhante escolha dos roteiristas, ainda que elas sigam, quase como uma cópia, a gameplay do jogo. Pela primeira vez e sem rodeios, os sentimentos de ambos ficam à mostra: a fragilidade da escolha de Joel, o medo de Ellie — aquele mesmo que ela escreve para Sam, no episódio anterior —, o impacto da escolha das palavras.

E mesmo diante dos conflitos, é a escolha final que realmente contae faz desse episódio um dos mais importantes para que o público compreenda o cerne de The Last of Us: Ellie não o deixaria nem se tivesse a oportunidade. E Joel, ainda que com medo, já não consegue lidar com a ideia de não tê-la por perto.

Fotografia e composição de cenário

-(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Não é novidade dizer que a fotografia de The Last of Us impressiona. Já nos primeiros episódios, as imagens de Boston (EUA) no pós-apocalipse surpreendem pela beleza. Em "Kin", com as montanhas e o cenário na neve, a fotografia é ainda mais importante.

É na conexão da fotografia com o enredo, porém, que a série ganha mais vida. Na cena noturna da aurora boreal, o diálogo incerto do futuro dos personagens se perde na imensidão do céu estrelado, uma conexão não verbal muito significativa para o público.

Sutileza dos detalhes

-(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Apesar do tom mais triste, seja pela relação entre Joel e Ellie ou mesmo entre Joel e Tommy, é interessante ver alguns cuidados que a série teve com os detalhes.

Do quadro com a homenagem a Kin e Sarah, o corte de cabelo e até o coletor menstrual uma baita sacada dos roteiristas para manter a atualidade e cativar o público feminino , essas pequenas escolhas mostram a preocupação dos produtores em tornar a história mais factível.

Ansiedade para o próximo episódio

-(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Com os últimos minutos chocantes, Bella Ramsay deve ganhar mais protagonismo no próximo episódio. A cena final de Joel deixa em aberto o futuro do personagem e abre margem para que Ellie tenha que tomar os próximos passos de forma independente.

Fica a questão: será que eles seguirão juntos?

Quando estreia o episódio 7 de The Last of Us?

Seguindo a trajetória dos demais capítulos, o sétimo episódio estreia no próximo domingo, 26 de fevereiro, às 23h.

Veja o trailer do episódio 7 de The Last of Us

Como assistir The Last of Us?

A HBO exibirá o episódio para assinantes da TV por assinatura que incluam seu pacote. O capítulo estará disponível nos canais 1 e 2 da HBO.

Também no domingo, 26, os assinantes da plataforma HBO Max terão acesso ao sétimo episódio.

Que horas começa The Last of Us?

O sexto episódio irá ao ar no dia 19 de fevereiro, sexta-feira, com exibição nos canais e na plataforma de streaming da HBO, a partir das 23h.

Quem faz parte do elenco de The Last of Us?

Além de Pedro Pascal e Bella Ramsey, a série também conta com Anna Torv, Gabriel Luna, Merle Dandridge, Nico Parker, Nick Offerman, Murray Bartlett e Storm Reid.

Acompanhe tudo sobre:CríticasHBOJogos onlinePlayStationSériesSéries americanasThe Last of Us

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Pop

Mais na Exame