Pop

The Last of Us Ep 5: na vida de quem cuida, sofre quem sobrevive

Quinto episódio da série lida com o limite da humanidade e caminha para segunda metade da temporada

The Last of Us: episódio 5 saiu nesta sexta-feira, 10 (The Last of Us/ HBO/Divulgação)

The Last of Us: episódio 5 saiu nesta sexta-feira, 10 (The Last of Us/ HBO/Divulgação)

O quinto episódio de The Last of Us, que foi ao ar nesta sexta-feira, 10 — adiantado por causa da exibição do Super Bowl, que ocorre neste domingo, 12 —, mostrou ao público o lado sombrio da série.

Que horas começa The Last of Us? Veja como assistir ao episódio 5

Um arcos mais tristes pelos quais Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsay) precisam passar na primeira temporada, a história de Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard) surpreende pelo desfecho e deixa um sabor amargo para o próximo capítulo.

Com 61 minutos, "Endure to Survive" ("Aguente para Sobreviver", em português) tem uma trajetória surpreendente de atuação de Pascal e Johnson, com destaque especial para as cenas de Ramsay nos minutos finais do episódio.

ATENÇÃO: a partir daqui esse texto contém spoilers do quinto episódio de The Last of Us!

Contexto entre os 'vilões'

(The Last of Us/HBO/Divulgação)

Um dos pontos altos da história de The Last of Us, sobretudo na expansão para a série, é a possibilidade de conhecer personagens com uma história mais robusta. Mesmo com pouco tempo de tela, é possível criar uma intensa conexão com eles — até mesmo em seus momentos mais sombrios.

Kathleen (Melanie Lynskey) é prova disso. Neste episódio, para além da crueldade e perpetuação do autoritarismo de seu grupo de resistência à Fedra, a série também revela momentos que a tornam humana, digna de sentimentos e até mesmo empatia. Esse toque aprofunda a personagem no enredo, até mesmo a seu desfecho no final do episódio.

Com o próprio depoimento dela sobre a perda do irmão, entrelaçado com a fala de Henry sobre a ação que o fez tirar a vida do homem, é possível compor um quadro interligado e denso da história de Kansas City após o apocalipse. Mais uma expansão que a série tem explorado muito bem.

Momento de tensão constante

(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

Como em todos os demais episódios, os diálogos são uma das partes mais importantes de The Last of Us. No capítulo cinco não foi diferente: desde a conversa entre Joel e Henry nos túneis até à mensagem no túmulo de Sam deixada por Ellie, são algumas palavras e frases que mais se tornam memoráveis na série.

Há momentos, no entanto, que a falta de palavras também revela alguns dos sentimentos mais profundos dos personagens. No quinto episódio, é possível ver, no olhar de Joel — e aqui vale ressaltar a brilhante atuação de Pedro Pascal —, o medo que o motiva a proteger Ellie enquanto ela escapa dos infectados. Em perfeita sincronia e sem a troca de uma única palavra, os dois avançam juntos, ainda que fisicamente separados.

A cena em que Joel atira dentro da casa para proteger Ellie, Sam e Henry também mostra que ele se atém à personagem de Bella Ramsay, sendo ela seu principal foco — mesmo quando há outras pessoas em perigo.

Limite da humanidade e aversão ao luto

(The Last of Us/ HBO/Divulgação)

O final do episódio surpreende (ao mesmo para quem não jogou o jogo) pela reação de instinto e aversão ao luto. Quando Henry dispara contra Sam, fica evidente que a reação foi de puro instinto, após duas décadas lidando com infectados.

O que pesa, no entanto, é que em meio a tanta dificuldade e exaustão que ambos os personagens passam fugindo dos outros humanos, seguir sozinho deixa de ser uma opção. A cena em que os dois irmãos morrem pode ser uma das mais memoráveis da série até o momento.

Esse mesmo momento, ao final do episódio, também contribui muito para a construção da personalidade de Ellie. Diante de todos os traumas, é possível ver ali que a personagem carrega um sentimento de culpa constante — a ser explorado nos próximos episódios.

O cenário expande e aproxima, ao mesmo tempo, a relação entre Joel e Ellie. Nas dificuldades e na forma de lidar com situações inesperadas e difíceis, é na atuação de Pascal e Ramsay que mora o fio condutor de The Last of Us.

E o quinto episódio explora o que a série faz de melhor: a mistura entre a tensão, o alívio e o desespero.

Quando estreia o sexto episódio de The Last of Us?

Seguindo a trajetória dos demais capítulos, o sexto episódio estreia no próximo domingo, 19 de fevereiro, às 23h.

Veja o trailer do episódio 6 de The Last of Us

yt thumbnail

Como assistir The Last of Us?

A HBO exibirá o episódio para assinantes da TV por assinatura que incluam seu pacote. O capítulo estará disponível nos canais 1 e 2 da HBO.

Também no domingo, 19, os assinantes da plataforma HBO Max terão acesso ao sexto episódio.

Que horas começa The Last of Us?

O sexto episódio irá ao ar no dia 19 de fevereiro, sexta-feira, com exibição nos canais e na plataforma de streaming da HBO, a partir das 23h.

Quem faz parte do elenco de The Last of Us?

Além de Pedro Pascal e Bella Ramsey, a série também conta com Anna Torv, Gabriel Luna, Merle Dandridge, Nico Parker, Nick Offerman, Murray Bartlett e Storm Reid.

Acompanhe tudo sobre:CríticasHBOJogos onlineSériesThe Last of Us

Mais de Pop

Fernanda Torres e Eunice Paiva são indicadas para medalha de mérito legislativo

Gladiador 2: o que realmente aconteceu e o que é apenas ficção no filme

Elon Musk, Bezos e Zuckerberg: qual é o signo dos mais ricos do mundo

Gato de Schrödinger: é possível estar vivo e morto ao mesmo tempo? Entenda teoria