Taylor Swift: show acontecerá em horário diferente (Kevin Winter/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 19 de novembro de 2023 às 14h46.
Desde a morte da fã Ana Benevides e a forte onda de calor na cidade do Rio, a organização e a programação dos shows de Taylor Swift no Engenhão sofreram uma série de alterações. Distribuição de água, reforço na equipe médica, segundo show remarcado, horário das apresentações... Com tantas mudanças, separamos os principais pontos para ajudar a quem vai ao espetáculo neste domingo e a quem não poderá ir na nova data, amanhã, segunda-feira (20).
Neste domingo, o show tem novo horário. A cantora deve entrar no palco às 20h30, uma hora mais tarde que o previsto originalmente. Os horários foram ajustados "para uma melhor experiência", segundo a Time for Fun. "Nesses dias, recomendamos que você chegue ao estádio mais próximo do horário de abertura dos portões para evitar longos períodos de exposição ao sol nas áreas externas do estádio", publicou a produtora em seu Instagram.
Segundo a organização do show, a programação do dia será da seguinte forma: das 16h às 16h45, entrada antecipada do Pacote VIP; às 17h, abertura dos portões para o público geral. Às 19h30, Sabrina Carpenter se apresenta. Taylor Swift sobe ao palco às 20h30.
No domingo e na segunda-feira, opera com a grade horária de domingos e feriados e com viagens diretas da estação Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro. Os trens vão sair da plataforma 4, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.
Após o término do show, todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da estação Olímpica de Engenho de Dentro que funcionará até a 00h30 para embarque.
A integração com o MetrôRio só poderá ser realizada na estação Central do Brasil.
Teremos trens diretos da estação Olímpica de Engenho de Dentro para Central do Brasil e viagens com serviço de trens paradores (não parando na estação Praça da Bandeira), com intervalo médio de 10 minutos. Trens diretos na plataforma 4, linhas D e E; e paradores na plataforma 2, linha B.
Já para Santa Cruz as viagens serão paradoras atendendo as estações do ramal Deodoro, com intervalo médio de 30 minutos. Trens na plataforma 1, linha A.
As viagens sentido Japeri serão expressas, realizando parada em Madureira, Deodoro e demais estações do ramal. O intervalo médio será de 30 minutos. Trens na plataforma 3, linha C.
O MetrôRio vai estender o horário de embarque na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens da Supervia, até a 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações funcionarão normalmente das 7h às 23h, no domingo e na segunda-feira, e, depois desse horário, ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.
A Polícia Militar do Rio reforçou o esquema de segurança para os shows do The Eras Tour após relatos de confusão e arrastão na semana passada, durante a saída após as apresentações dos Robeldes (RBD). Agora, por dia, a corporação vai disponibilizar 350 agentes. O cronograma também inclui o uso de drones e de helicóptero. Hoje com a previsão de chuva moderada a forte na cidade, a PM informa que as "condições climáticas estão sendo avaliadas em tempo real pelos profissionais especializados da corporação para o emprego das aeronaves".
Segundo o governo, na área externa do estádio, atuarão os policiais militares do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidões (Recom) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Além deles, agentes do 3º BPM (Méier), unidade responsável pelo policiamento na região do Engenhão, também estarão posicionados ao longo das principais vias de acesso ao palco do grande espetáculo que acontecerá no local.
Após a morte da fã Ana Benevides no primeiro dia de apresentação de Taylor Swift, em comunicado, a empresa T4F afirmou que permitirá entrada de copos e garrafas de plástico flexível (outros materiais são vetados) e alimentos lacrados no Engenhão e que vai colocar mais pontos de distribuição de água gratuita. Por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a partir deste sábado, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em shows e espetáculos. As empresas produtoras dos eventos com alta exposição ao calor também deverão disponibilizar água potável gratuita em "ilhas de hidratação" de fácil acesso.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também determinou para o show novos pontos de distribuição de água. A medida foi reforçada pelo governador Cláudio Castro, que prometeu distribuição de água no entorno do estádio por agentes da Cedae e da Operação Lei Seca; e instalação de mais bebedouros dentro do Engenhão e permissão da entrada de garrafas vazias, sem tampa, para servir de refil, depois de o Procon oficiar a organizadora.
Copos de água de uso pessoal, garrafas flexíveis e alimentos lacrados industrializados, sem limitação de itens por pessoa. A TF4 informa que a exigência dos itens serem lacrados segue recomendações de segurança.
Mochilas ou bolsas, com os seguintes limites de tamanho: altura (42 cm), largura (32 cm) e profundidade (14 cm)
Itens pessoais: ingresso (físico ou digital), documentos pessoais, óculos escuros, barra de cereal, capa de chuva, protetor solar (líquido), protetor labial, carregador portátil e cabo para carregar celular, remédios com laudo/prescrição médica, maquiagem e câmera instantânea.
Contra o calorão
Neste domingo, o tempo no Rio tem um alívio no calor, mas a previsão de temperatura máxima segue em alta, podendo chegar a 35 graus. Por determinação do governador Cláudio Castro, seis caminhões jogarão água nos fãs para diminuir o calor.
Segundo a T2F, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, passando a operar com oito postos médicos, oito ambulâncias e oito UTIs móveis. No primeiro dia de show, na última sexta-feira, mais de 1 mil pessoas desmaiaram em decorrência do forte calor no show de Taylor Swift.
Após o ocorrido, o prefeito Eduardo Paes anunciou, entre as medidas, aumento de numero de brigadistas e de ambulâncias. O governador Cláudio Castro também se manifestou e determinou mais ambulâncias dos Bombeiros disponibilizadas nos arredores do Engenhão, para atender ocorrências. Os fãs da cantora têm chegado horas antes nas filas e enfrentado altas temperaturas.
Segundo a TF4, todos os ingressos comprados para o dia 18 (sábado) são automaticamente válidos para o dia 20. "Se você não preencheu o formulário de reembolso, você já tem seu ingresso e acesso ao evento garantido e nenhuma ação extra é necessária", informa a produtora em suas redes sociais.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os consumidores que não puderem comparecer na nova data têm direito a reembolso integral do valor pago no ingresso. A TF4 informou o procedimento para o ressarcimento dos fãs, acessando um link no site taylorswifttheerastour.com.br entre 23h59 do dia 18 até as 6h do dia 20, para preencher o formulário para solicitação de reembolso do valor dos ingressos adquiridos. "Vale destacar também que esse cancelamento é irreversível e que o formulário só poderá ser preenchido uma vez, pelo titular da compra e por número de pedido. Após o preenchimento do formulário, se os dados estiverem corretos, o reembolso será realizado de acordo com o canal e meio de pagamento utilizados para a compra", destaca a TF4.
O Procon-RJ indica que consumidores que tiveram despesas com hospedagem, transporte ou pacotes de viagens relativos ao show caso ingressem com processo no órgão terão seus casos analisados individualmente. O consumidor pode entrar em contato através de qualquer um dos canais de atendimento, que podem ser consultados em procon.rj.gov.br.
Após a informação de que o show de sábado seria adiado, as companhias aéreas Gol e Latam anunciaram em suas redes sociais que irão flexibilizar as condições para remarcação dos bilhetes aéreos, com o objetivo de ajudar os fãs que desejarem estender a estadia no Rio. A Gol informou que irá oferecer aos fãs da cantora isenção de taxa para remarcações em voos nos próximos 12 meses, e que os passageiros ainda poderão transformar o valor da passagem de volta em crédito para ser usado na companhia, sem pagar taxa de cancelamento. A Latam divulgou que passageiros com voos programados saindo do Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de novembro poderão realizar alterações gratuitamente de 21 a 26 do mesmo mês, de acordo com a disponibilidade dos assentos.