Pop

Quando é a Sexta-Feira Santa em 2024? Veja data e significado do feriado

A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas

Sexta-feira santa: as igrejas realizam celebrações solenes, onde são recordados os momentos cruciais da paixão e morte de Cristo (Getty Images)

Sexta-feira santa: as igrejas realizam celebrações solenes, onde são recordados os momentos cruciais da paixão e morte de Cristo (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 09h59.

Última atualização em 11 de março de 2024 às 16h30.

A Sexta-Feira Santa é o ponto culminante da Semana Santa, que marca a celebração da Páscoa no Brasil e no Mundo.Em 2024, a data cairá no dia 29 de março, marcando o fim da Quaresma.

A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas. A Sexta-Feira Santa é marcada pela reconstituição litúrgica da Via Crucis, que retrata o caminho doloroso de Jesus até a crucificação.

A Via Crucis inclui 14 estações, onde Jesus, segundo os Evangelhos, encontrou sua mãe, caiu, recebeu ajuda para carregar a cruz, e encontrou mulheres em lágrimas.

As igrejas realizam celebrações solenes, onde são recordados os momentos cruciais da paixão e morte de Cristo. Muitos fiéis participam da Via Sacra, percorrendo estações que representam diferentes momentos da jornada de Jesus.

Quando é Sexta-Feira Santa em 2024?

Em 2024, a Sexta-feira Santa cairá no dia 29 de março. O domingo de Páscoa cairá no dia 31.

O que significa a Sexta-Feira Santa?

Na narrativa bíblica, a Sexta-Feira Santa é identificada como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e faleceu. O motivo para essa punição estava relacionada à sua oposição à política estabelecida e ao modo de vida de seu povo em Jerusalém.

Jesus expressava desacordo com muitos aspectos da sociedade da época, incluindo a forma como alguns detinham grandes riquezas enquanto a população sofria sob o jugo da tirania romana. Sua mensagem e ensinamentos frequentemente confrontavam as estruturas de poder estabelecidas e buscavam uma transformação espiritual e moral, pregando amor, compaixão e justiça para todos, independentemente de sua posição social. Essa postura confrontadora e desafiadora dos padrões estabelecidos acabou levando à sua condenação e crucificação.

Acompanhe tudo sobre:PáscoaData PopularFeriados

Mais de Pop

‘Não há ninguém como Rita Lee’, diz Roberto de Carvalho em lançamento de álbum póstumo da cantora

Após morte do pai, irmãos encontram 'herança' de 32 milhões de Cruzados; veja o valor atual

Nasa defende teoria de Stephen Hawking sobre o 'fim do mundo'; entenda

48ª Mostra Internacional de Cinema de SP termina com discurso de Coppola e sessões esgotadas