O que é metaverso? 5 filmes e séries que ajudam a entender o conceito para assistir no fim de semana

Disponíveis nos principais canais de streaming, estes conteúdos de ficção retratam tecnologias cada vez mais próximas da realidade – e ajudam a se familiarizar com o metaverso de maneira lúdica
 (Warner Bros/Divulgação)
(Warner Bros/Divulgação)
I
Isabel Rocha

Publicado em 16/09/2022 às 10:30.

Última atualização em 16/09/2022 às 11:01.

A menos que você esteja vivendo em um mundo paralelo, provavelmente já ouviu falar do metaverso. Afinal, desde que o Facebook decidiu mudar seu nome para Meta, há cerca de um ano, o termo tem movimentado bilhões de dólares e aparecido com cada vez mais frequência em manchetes e discussões sobre o futuro do trabalho.

Para o escritor e ex-executivo da Amazon Studios, Matthew Ball, o metaverso pode ser definido como “a porta de entrada para a maior parte das experiências digitais, a chave para todas as [experiências] físicas, e a próxima grande plataforma de trabalho”. Considerado uma das principais vozes sobre o assunto, Ball também é o autor do livro The Metaverse: And How It Will Revolutionize Everything (O Metaverso: e como ele vai revolucionar tudo).

Não fique para trás! Dê o primeiro passo para construir sua carreira no metaverso: clique aqui, assista 4 aulas gratuitas e receba um certificado de participação!

Outros gigantes da tecnologia, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, e instituições renomadas (como o Goldman Sachs consultoria americana Gartner) também já deixaram claras suas perspectivas positivas sobre o potencial transformador da tecnologia para os negócios nos próximos anos.

(EXAME/Reprodução)

Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dificuldade para entender o que é o metaverso – e como ele deve impactar suas carreiras na prática. Pensando nisso, e sabendo que às vezes os termos técnicos podem parecer teóricos ou distantes demais da realidade, separamos abaixo uma lista com alguns filmes e séries que podem te ajudar a se familiarizar com o metaverso de maneira lúdica. Confira.

1. Kiss me First

Onde assistir: Netflix

Baseada no livro homônimo, Kiss me First conta a história de Leila, uma adolescente que encontra conforto em um jogo de realidade virtual (VR) após a morte de sua mãe. “Welcome to a world so real you can feel it” (bem-vindo à mundo tão real que você pode sentir), diz o trailer da série – que mostra o processo da jovem dentro de um universo virtual conhecido como Azana. Uma boa oportunidade para começar a entender o conceito de realidade virtual – e como a tecnologia permite acessar ambientes imersivos e hiper-realistas com a ajuda de óculos e fones de ouvido.

2. Jogador Nº 1

Onde assistir: HBO Max | Prime Video | Apple TV

No longa, que se passa em um universo futurista e distópico, grande parte da humanidade utiliza o metaverso para fugir da realidade de miséria e desigualdade que se instalou no mundo real. Para além da trama interessante que se desenrola a partir disso, o filme dirigido por Stephen Spielberg também representa outra grande oportunidade de entrar em contato com diversos conceitos relacionados ao metaverso. Alguns exemplos de situações retratadas no longa são a utilização de óculos e fones de VR para acessar outros universos, a representação humana por meio de avatares, a possibilidade de vivenciar experiências sensoriais reais dentro de mundos fictícios e a quebra de barreiras entre o real e o virtual.

Conteúdo gratuito: clique aqui e descubra como usar o metaverso para ganhar mais em sua profissão!

3. Black Mirror

Onde assistir: Netflix

Por mais distópicas que algumas situações retratadas ali ainda possam parecer, a série é uma ótima maneira de entender o fortalecimento dos laços (ou rompimento das barreiras) entre o real e o virtual à medida em que a tecnologia avança.

O quarto episódio da terceira temporada, premiado em duas categorias no Emmy, por exemplo, mostra a história de dois avatares que se conhecem em um mundo virtual e cuja conexão vai muito além das leis de tempo e espaço que conhecemos.

Atenção! Antes de finalizar esta lista de filmes e séries sobre o metaverso, temos um convite especial para te fazer: a partir do dia 26 de setembro, a EXAME irá disponibilizar as quatro primeiras aulas do Master em Digital Manager em Metaverso (formação com nível de MBA oferecida pelo Ibmec, uma das mais tradiconais escolas de negócios do país) de maneira totalmente gratuita. Ao final das aulas, todos que participarem receberão um certificado de participação para incluir no currículo. Uma boa oportunidade para aprofundar seus conhecimento sobre o metaverso e sobre como utilizá-lo para ganhar mais em sua profissão! Saiba mais aqui.

4. Westworld

Onde assistir: HBO Max

Sucesso de ficção cientifica da HBO, Westworld propõe uma discussão interessante sobre a relação entre homens e máquinas. Na série, que se passa em um parque de diversões futuristas onde robôs inteligentes enriquecem a experiência dos visitantes, é possível entender um pouco melhor o conceito de realidade aumentada – tecnologia que permite aprimorar ou alterar a experiência do usuário com o mundo real, bastante presente no metaverso.

5. Free Guy

Onde assistir: Star+

Estrelado por Ryan Reynolds, Free Guy conta a história de um caixa de banco que vive uma rotina entediante até descobrir que é um NPC (sigla em inglês para definir personagens de jogos eletrônicos que não podem ser controlados por um jogador) dentro de um jogo interativo. A comédia é uma boa oportunidade para refletir sobre as fronteiras entre tecnologia e realidade – e também serve como analogia para entender o que será possível fazer dentro dos ambientes virtuais com a chagada do metaverso, como compras, lazer e encontro com amigos.

Além da ficção: como começar a desbravar o metaverso na prática? 

De olho na crescente relevância do metaverso no mundo corporativo (e na enorme oportunidade que isso representa para empresas e profissionais), a EXAME Academy e o Ibmec, uma das mais tradicionais escolas de negócios do país, desenvolveram o Master em Digital Manager e Metaverso. Trata-se da 1ª formação acadêmica, com nível de MBA, dedicada a preparar profissionais para a maior revolução econômica e tecnológica do século XXI.

Para que os interessados possam conhecer o conteúdo antes mesmo de comprá-lo, as quatro primeiras aulas da formação serão disponibilizadas gratuitamente a partir do dia 26 de setembro. O conteúdo será disponibilizado de forma online, e todos os participantes terão direito a um certificado de participação – independentemente de decidirem, ou não, fazer o curso completo. Para participar, basta realizar sua inscrição clicando aqui ou no botão abaixo.

QUERO PARTICIPAR DAS 4 AULAS GRATUITAS DO MBA EM DIGITAL MANAGER E METAVERSO DO IBMEC EM PARCERIA COM A EXAME