Pop

Nova Liga dos Campeões: Uefa aprova mudanças no formato para 2024

A partir da temporada 2024/2025 os clubes não serão mais divididos em oito grupos com quatro times cada. A competição passará a ter 36 clubes na fase inicial e não mais 32

Futebol: a mudança ocorre após movimentação de 12 clubes para criar uma competição fora da Uefa (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

Futebol: a mudança ocorre após movimentação de 12 clubes para criar uma competição fora da Uefa (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 10 de maio de 2022 às 13h12.

Última atualização em 10 de maio de 2022 às 13h42.

O comitê executivo da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) aprovou nesta terça-feira, 10, mudanças no formato e forma de classificação da Liga dos Campeões da Europa. 

A partir da temporada 2024/2025 os clubes não serão mais divididos em oito grupos com quatro times cada. A competição passará a ter 36 clubes na fase inicial e não mais 32. As quatros vagas serão distribuídas de forma diferente.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, disse que acredita que o novo formato será benéfico para a competição. "Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes. A classificação permanecerá puramente baseada no desempenho esportivo e o sonho de participar permanecerá para todos os clubes", explicou. 

LEIA TAMBÉM:

Como será o novo formato da Liga dos Campeões da Europa

O torneio passará a adotar um formato tradicional de liga, chamado de "modelo suiço". Cada equipe jogará oito partidas, quatro em casa e quatro fora. Os oito melhores classificados nessa fase inicial irão direto para o mata-mata.

Os clubes que ficarem entre a nona e a 24ª posição geral irão encarar um playoff com o oito vagas. Após isso, irão se juntar com os oito classificados na fase inicial para as oitavas de final. A partir desta fase, a competição mantém o modelo dos últimos anos, com jogos de ida e volta até a semifinal e partida única na final.

A mudança ocorre após movimentação de 12 clubes para criar uma competição fora da Uefa. A ideia perdeu força, mas a confederação ouviu as reivindicações em mudar o formato da competição e evitar novas ideias de desembarque. As novidades também irão valer para a Liga Europa.

Nova forma de classificação para Liga dos Campeões

As quatro novas vagas terão um critério diferente do que era praticado para os últimos anos da competição. Uma vaga será para o terceiro colocado na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa (atualmente, o Campeonato Francês). A segunda vaga será para o campeão nacional que venha da fase de playoffs, do "Caminho dos Campeões".

A terceira vaga será para a federação com clubes que tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions (na temporada atual, a Inglaterra). E última vaga será para a federação com clubes que tenham a melhor média por jogos na edição anterior da Liga dos Campeões da Europa.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:FutebolFutebol europeu

Mais de Pop

C6 Fest: confira a programação deste domingo, 19

Virada Cultural: confira a programação completa deste domingo, 19

Rock in Rio 2024: faltando cinco dias para as vendas gerais, line-up completo é divulgado; veja

C6 Fest: confira a programação deste sábado, 18

Mais na Exame