Pop

Morre Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Um dos maiores nomes da música brasileira, Rita Lee deixa um imenso legado no cenário cultural do país e um sentimento de luto nacional irrevogável

Rita Lee: Dona de alguns dos maiores hits atemporais do país, teve mais de 55 milhões de discos vendidos (Rui M. Leal/Getty Images)

Rita Lee: Dona de alguns dos maiores hits atemporais do país, teve mais de 55 milhões de discos vendidos (Rui M. Leal/Getty Images)

Publicado em 9 de maio de 2023 às 11h02.

Última atualização em 9 de maio de 2023 às 11h16.

A cantora Rita Lee, conhecida como a rainha do rock brasileiro, morreu nesta segunda-feira, 8. Ela vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021, que chegou a remissão em 2022. A morte foi anunciada nesta terça-feira, 9, no perfil oficial da cantora no Instagram. Ela tinha 75 anos e morreu em casa. Ela deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos: Beto, Antônio e João.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, no fim da noite de ontem, cercada e todo o amor de sua família, como sempre desejou", diz a publicação. A família também agradeceu o carinho e amor de todos os fãs da cantora.

Quando será o velório da Rita Lee

O velório da cantora será no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, 10, das 10h às 17h. A cerimonia será aberta ao público. O corpo de Rita Lee será cremado, conforme o desejo da cantora, e o evento será reservado aos familiares e amigos próximos.

Trajetória histórica e atemporal

Um dos nomes mais importantes do rock nacional, Rita Lee era não somente cantora, como também atriz, escritora, ativista e multi-instrumentalista. Dona de alguns dos maiores hits atemporais do país, teve mais de 55 milhões de discos vendidos, o que a tornou a quarta artista mais bem-sucedida no Brasil no gênero do rock.

A cantora atingiu o primeiro ápice da fama quando integrou Os Mutantes, em 1966, e revolucionou com canções inéditas — tanto em sinfonia quanto em composição de letras. Sete anos mais tarde, ela migrou para o Tutti Frutti, no qual lançou o álbum que mudou a história da música brasileira e se tornou um marco irrevogável: Fruto Proibido.

Vegana e ativista, seu jeito único abriu portas para que a música brasileira chegasse a lugares inimagináveis.

Rita Lee foi vencedora de dois Grammys Latinos, 12 prêmios Sharp de Música e três troféus APCA. Em 2008, a revista Rolling Stone também a colocou na 15ª posição entre os 00 Maiores Artistas da Música Brasileira.

Qual era a doença de Rita Lee?

Em 2021, a cantora recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de pulmão, após uma bateria de exames de rotina. Naquele ano, ela começou a receber um tratamento que combina a radioterapia e a imunoterapia e, em 2022, a família declarou à imprensa a remissão do câncer. "A parada é dura, mas tem que ter coragem", disse Rita Lee em entrevista no ano passado. Em fevereiro, a cantora esteve mais ativa e presente nas redes sociais e inclusive postou uma imagem das unhas coloridas para comemorar o Carnaval.

Quem é Roberto de Carvalho, viúvo de Rita Lee?

"O gato, além de lindo, cheiroso e excelente guitarrista, também se mostrava exímio pianista. Amor à primeira tecla...", escreveu a cantora em sua biografia.

Marido e eterno companheiro da cantora, Roberto de Carvalho também é músico, compositor e multi-instrumentalista. Ao lado de Rita Lee, produziu uma série de canções e tocou os instrumentos em vários dos álbuns da rainha do rock, como nas músicas "Lança Perfume", "Mutante", "Pega Rapaz", "Cor de Rosa Choque", "Só de Você", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Flagra", "Desculpe o Auê", "Mania de Você", "Caso Sério", entre outros.

Além de compor e tocar instrumentos com a então esposa, Roberto também trabalhou com Arnaldo Antunes, Arnaldo Jabor e Ney Matogrosso. Deste último, foi guitarrista — e foi pelo cantor que Carvalho conheceu Rita Lee.

Para além do lado artístico, ele também é neto de de Euclides Zenóbio da Costa, que foi comandante da Infantaria da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, assim como Ministro da Guerra no governo de Getúlio Vargas.

Acompanhe tudo sobre:MúsicaMortesRockMPBCantores

Mais de Pop

Arábia Saudita vai construir arranha-céu na forma de cubo gigante — e pode acomodar 20 Empire States

Oasis no Brasil: banda confirma shows em São Paulo em 2025; veja datas e como comprar ingressos

Ratos africanos gigantes são treinados para combater o tráfico de animais selvagens e outros crimes

Evandro Teixeira, um dos ícones do fotojornalismo do Brasil, morre aos 88 anos