Exame Logo

Morre o ator austríaco Peter Simonischek, de Animais Fantásticos, aos 76 anos

Interprete ficou conhecido pelo trabalho em "As Faces de Toni Erdmann", indicado ao Oscar em 2016, e a rápida participação na franquia de J. K. Rollings

Peter Simoneschek: conheça a trajetória do ator (Sebastian Reuter/Getty Images)
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 30 de maio de 2023 às 10h01.

O ator austríaco Peter Simoneschek, reconhecido mundialmente pelos trabalhos em "As Faces de Toni Erdmann" (2016) e a rápida aparição em " Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" (2022) morreu nesta terça-feira, 30, aos 76 anos.

A notícia foi confirmada pela agência austríaca ORF, via THR. A causa da morte ainda não foi revelada.

Veja também

Peter deixa dois filhos, também atores, e a esposa, Brigitte Karner.

Quem é Peter Simonischek?

Reconhecido mais pelo teatro do que pela carreira cinematográfica, Peter foi um dos grandes nomes a dramaturgia austríaca na década de 1970. Um de seus papéis mais icônicos foi na peça "Jendermann", um clássico do país.

No cinema, além da franquia de J. K. Rolling , Simonischek também atuou em "Três Irmãs" (1988), que recebeu uma série de prêmios europeus e competiu no Festival de Cannes.

A atuação em "As Faces de Toni Erdmann" quase rendeu a Peter um Oscar de Melhor Filme internacional, mas no ano, o longa perdeu para o "Filho de Saul". No fim, o filme acabou sendo reconhecido por outras premiações e levou para casa o German Film Award e o European Film Award.

Simonischek nasceu em em Graz, na Áustria, no dia 6 de agosto de 1946. No início da carreira, trabalhou em várias companhias de teatro alemã, até ser reconhecido no Festival de Salzburgo.

Acompanhe tudo sobre:OscarAnimaisHarry PotterFestival de Cinema de Cannes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Pop

Mais na Exame