Entenda por que Lightyear foi banido na Arábia Saudita
Estreia da animação no país estava marcada para 16 de junho
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2022 às 11h55.
Última atualização em 13 de junho de 2022 às 12h00.
A animação Lightyear, da produtora Pixar, foi banida da Arábia Saudita, devido a um beijo entre personagens do mesmo sexo. A informação foi divulgada pelo jornal The Hollywood Reporter, nesta segunda-feira, 13.
Segundo o portal, a cena envolvendo a personagem Hawthorne e sua parceira, foi originalmente cortada do filme, mas reintegrada após declarações de funcionários da Pixar, que alegaram, segundo eles, censura à "afeição abertamente gay”.
O órgão regulador de mídia dos Emirados Árabes Unidos, anunciou que o filme com lançamento previsto para 16 de Junho no país, não foi licenciado para exibição pública, devido a o que foi considerado “violação dos padrões de conteúdo e mídia do país''.
Essa não é a primeira vez que algum filme é censurado em países do golfo. Existe uma lista crescente de grandes recursos da Disney que enfrentaram problemas com cenas envolvendo referências ou tópicos LGBT, devido à homossexualidade ser oficialmente ilegal em toda a região.
A animação estreou no Brasil dia 2 de Junho e conta a história por trás do personagem famoso do filme Toy Story, Buzz Lightyear.
VEJA TAMBÉM: