Anderson Silva e Chael Sonnen tiveram uma rivalidade que marcou época na UFC. (Donald Miralle/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 17 de junho de 2024 às 11h34.
Última atualização em 17 de junho de 2024 às 11h39.
O lutador Anderson Silva realizou seu último combate em solo brasileiro na madrugada deste domingo, 16, enfrentando o norte-americano Chael Sonnen, um de seus principais rivais. O duelo, realizado em São Paulo, terminou em empate após cinco rounds de dois minutos. No final da luta, ambos os competidores tiveram os braços erguidos pelo árbitro, indicando a ausência de um vencedor claro.
Nas redes sociais, internautas expressaram frustração e criticaram a falta de agressividade durante o combate. Muitos esperavam ver Anderson Silva, um dos maiores ícones do MMA mundial, sair vitorioso em sua despedida dos ringues no Brasil. A luta foi bastante comentada, gerando memes e críticas entre os fãs.
O que eu estava esperando da luta do Anderson Silva x Sonnen: pic.twitter.com/jvknfItSbH
— João Vitor (@joaovmrds) June 16, 2024
Para quem não conseguiu assistir, esse foi o resumo de Anderson Silva x Chael Sonnen pic.twitter.com/7rSIxH6oo2
— Humor Esportivo (@humoresportivo) June 16, 2024
Anderson Silva x Chael Sonnen pic.twitter.com/xWVdm32qLU
— Rolê Aleatório (@rolealeatorio) June 16, 2024
Anderson Silva X Chael Sonnen pic.twitter.com/ToAOFyb5PI
— Demos de volta (@Demos_F) June 16, 2024
Após o confronto, Silva afirmou que continuará lutando, mas não mais no Brasil. A luta seguiu as regras do boxe, modalidade para a qual Silva migrou em 2021 após dominar por quase uma década a categoria dos médios no maior evento de MMA do mundo.
Em entrevista coletiva após a luta, Anderson Silva abordou as críticas recebidas online pela falta de agressividade no combate. Ele explicou que a luta era uma exibição, sem a permissão para nocautes, o que limitou a intensidade do confronto. O brasileiro destacou que, dentro das limitações impostas, acreditava ter proporcionado um bom espetáculo aos fãs.
A presidente do Conselho Nacional de Boxe do Brasil, Geyza Caryny, havia informado antes do evento que o combate entre Silva e Sonnen seria uma exibição, mas que ainda assim um vencedor seria anunciado. No entanto, o resultado final foi um empate, com ambos os lutadores tendo suas mãos levantadas pelo árbitro.