Wooden Retablo, San Antonio, circa 1937. Artist Majel G. Claflin. (Photo by Heritage Art/Heritage Images via Getty Images) (Getty Images/Reprodução)
Nesta segunda-feira, 13, é comemorado o dia de Santo Antônio, uma data importante para o catolicismo brasileiro. Muito popular no Brasil e em Portugal, esse santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o “santo casamenteiro”.
A data é para homenagear o dia de sua morte que ocorreu em 13 de Junho de 1241. Na igreja católica ele possui muitos devotos inspirando as trezenas (13 noites de reza, do dia 1º a 13 de junho)
Mas afinal, o dia de Santo Antônio é feriado nacional? A resposta é não. Apesar da data ser muito famosa, o expediente de trabalho é normal em todo o Brasil, exceto em cidades em que o santo é padroeiro.
O motivo para o santo ser canonizado com essa alcunha, são duas histórias que foram divulgadas por profissionais que trabalham com hagiografia(biografia que consiste na descrição da vida de algum santo ou beato).
A primeira história seria que o Santo Antônio, ao contrário do que muitos pensam, seria um opositor a casamentos combinados por famílias, algo característico da época. Ele defendia que casais deve-se casar por amor e não por negócio.
A outra história é que Antônio teria desviado donativos recebidos pela igreja, para pagar o seu casamento, que na época era quitado em dotes. Existe também uma terceira versão sobre uma jovem pobre que queria se casar e foi ajudada pelo Santo.
VEJA TAMBÉM: