Pop

Dia 20 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

O Dia da Consciência Negra celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil

Comemoração do Dia da Consciência Negra no Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Comemoração do Dia da Consciência Negra no Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 08h17.

Última atualização em 7 de novembro de 2024 às 08h20.

Tudo sobreFeriados
Saiba mais

No dia 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra e também o dia Nacional de Zumbi. A data celebra a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil e é destinada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra contra a escravidão no Brasil, assassinado na mesma data de 1695, por isso, a data é considerada feriado nacional.

20 de novembro é feriado ou ponto facultativo em 2024?

A data foi declarada como feriado nacional com a sanção da lei 14.759/23, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2024, o feriado cai numa quarta-feira, 20 de novembro.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

De acordo com registros históricos, Zumbi nasceu em 1644, onde hoje é localizado o estado de Alagoas. Ao longo de sua vida, passou a morar no Quilombo dos Palmares, liderado até então por seu tio, Ganga Zumba e considerado por estudiosos como o maior Quilombo da América Latina. Cerca de 20 mil pessoas o habitavam em busca de refúgio para a escravidão.

Em 2023, o presidente Lula sancionou a Lei 14.759/23 que torna o dia 20 de novembro, Consciência Negra como feriado nacional. Então, a partir desse ano, o dia 20 de novembro é feriado em todo o país. Essa lei teve origem a partir de um projeto do Senado, a PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Por que dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra?

A data celebra a luta, a resistência e a contribuição dos afrodescendentes na formação do Brasil e é dedicada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, figura emblemática na história da resistência negra contra a escravidão. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores e mais conhecidas comunidades de escravos fugitivos, que resistiu por anos à opressão e violência dos colonizadores.

Palmares representava um símbolo de liberdade e de busca pela autonomia e dignidade para os negros escravizados no país. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi brutalmente assassinado em uma emboscada, e a data se tornou um marco para o movimento negro no Brasil. Por sua importância histórica e cultural, o dia 20 de novembro é reconhecido como Dia da Consciência Negra e, em todo o país, é considerado feriado, promovendo a reflexão sobre a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

Feriados em novembro

Acompanhe tudo sobre:Feriados

Mais de Pop

Sábado na CCXP: as principais novidades do cinema e TV para 2025

'A Mulher da Casa Abandonada' vai ganhar série documental no Prime Vídeo

Sapatos vermelhos usados por Judy Garland serão leiloados por até US$ 3 milhões

CCXP 2024: maior evento de cultura pop do mundo fica sem energia em São Paulo