Pop

Cometa do diabo? Corpo celeste com "chifres" passará pela Terra em 2024; veja imagem

O público poderá vê-lo passar pelo céu apenas com binóculos ou até mesmo a olho nu

Segundo o ABC News, especialistas disseram que o cometa tem sido mais brilhante em comparação com outros corpos celestes (Juliette COLLEN y Daniel LAWLER / © Agence France-Presse/AFP)

Segundo o ABC News, especialistas disseram que o cometa tem sido mais brilhante em comparação com outros corpos celestes (Juliette COLLEN y Daniel LAWLER / © Agence France-Presse/AFP)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 9 de novembro de 2023 às 10h22.

Última atualização em 9 de novembro de 2023 às 10h26.

Um enorme corpo celeste, chamado de 12P/Pons-Brooks, passará pela Terra em 2024. Segundo informações do portal ABC News, o nome do asteroide ficou conhecido como "Cometa do diabo", devido a presença de "chifres" no astro.

De acordo com o portal, especialistas disseram que o cometa tem sido mais brilhante em comparação com outros corpos celestes. O público poderá vê-lo passar pelo céu apenas com binóculos, ou até mesmo a olho nu.

Por que é chamado de "Cometa do diabo"?

A forma do 12P/Pons-Brooks, possui uma nuvem difusa em torno do núcleo do cometa. Essa forma incomum, da aparência de dois "chifres", o que deu o apelido ao corpo celeste. 

O asteroide tem sofrido enormes aumentos de brilho com duas grandes erupções. A primeira ocorreu em julho de 2023 e outra no início de outubro.

Eliot Herman, professor aposentado da Universidade do Arizona e astrônomo amador, afirmou ao ABC News que 2P/Pons-Brooks terá mais erupções nos próximos, que pode resultar em mais "chifres do diabo" do que vistos agora.

A forma do 12P/Pons-Brooks, possui uma nuvem difusa em torno do núcleo do cometa. Essa forma incomum, da aparência de dois "chifres", o que deu o apelido ao corpo celeste (Eliot Herman/Via Earth Sky/Reprodução)

Quando o cometa passará pela Terra?

Um cometa normalmente não é visível, mas isso pode mudar no próximo ano, quando ocorrer um eclipse solar total em 8 de abril de 2024. Durante esse evento, o cometa terá potencial para ser muito brilhante e ser visto com binóculos ou a olho nu, desde que não haja nuvens.

Na mesma época, 12P/Pons-Brooks estará no periélio , o ponto da órbita em que está mais próximo do Sol, em 21 de abril de 2024.

Acompanhe tudo sobre:Astronomia

Mais de Pop

Série de 'Harry Potter' terá trilha sonora de lenda de Hollywood

Antes do sucesso, astro de ‘The Pitt’ tinha três empregos ao mesmo tempo

Resumão BBB 26: veja o que aconteceu na casa no 4º dia de programa

BBB 26: Ana Paula Renault está no 1º paredão; veja formação