20 de setembro: qual é a origem do Dia do Gaúcho?

Entenda o que é o 20 de setembro para a história do Rio Grande do Sul
A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835 (SILVIO AVILA/Getty Images)
A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835 (SILVIO AVILA/Getty Images)
A
Antonio SouzaPublicado em 20/09/2022 às 00:02.

Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia do Gaúcho, umas datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835.

O que aconteceu no dia 20 de Setembro?

No dia 20 de Setembro de 1835, deu início a chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul. Organizada pela elite gaúcha, o movimento lutava contra o poder imperial do Brasil.

Os estancieiros gaúchos estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro. Nesta época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque (carne seca) e a insatisfação dos estancieiros, era referente a cobrança de impostos realizada pelo governo.

O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por parte do território do Rio Grande do Sul, onde iniciou também uma vontade separatista do estado pelo Brasil. Alguns historiadores não entraram em consenso para saber se realmente isso ocorreu, porem até os dias de hoje, esse sentimento ainda é presente em parte dos gaúchos.

20 de setembro é feriado ou ponto facultativo? 

O dia 20 de Setembro é considerado feriado em todo o estado do rio Grande do Sul.

Veja também:

Conheça as datas comemorativas e feriados de setembro de 2022

Quem é Khaby Lame? Maior TikToker do mundo deve agenciar Luva de Pedreiro; saiba mais