Negócios

Varig dá início às negociações com a TAP

As duas empresas assinaram um memorando de entendimento que pode resultar na venda de 20% da Varig à companhia portuguesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Varig anunciou hoje (16/5), por meio de fato relevante, a assinatura de um memorando de entendimento com a empresa aérea TAP, de Portugal. O documento é o início oficial das negociações entre as duas companhias, que pode resultar na venda de até 20% do capital da Varig à empresa portuguesa, limite máximo permitido pela legislação brasileira.

Em Lisboa, o presidente da TAP, Fernando Pinto, descartou qualquer possibilidade de fusão. As duas empresas deverão manter-se independentes, "embora tirando partido das inúmeras sinergias que podem ser criadas", afirmou Pinto em nota oficial.

A empresa brasileira encontra-se em uma situação financeira bastante delicada. No ano passado, o prejuízo da companhia foi de 87 milhões de reais, mas estima-se que as dívidas totais sejam de 6,4 bilhões de reais.

A TAP é uma empresa estatal, porém administrada pelo brasileiro Fernando Pinto, que por quatro anos foi presidente da Varig. A partir de hoje, detalhes sobre a negociação não serão divulgados. As duas empresas firmaram um acordo de confidencialidade.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame