Fábrica da Unipar: ganhos de eficiência levam a 40% de aumento na produção de ácido clorídrico, sem investimento em capacidade (Unipar/Divulgação)
Victor Sena
Publicado em 17 de março de 2021 às 06h00.
Última atualização em 17 de março de 2021 às 06h31.
A petroquímica Unipar apresenta seus resultados financeiros de 2020 nesta quarta-feira. A empresa é a maior fabricante de cloro de América da Sul e é listada na bolsa de valores.
Em 2020, a empresa elevou em 15%, cerca de 1.000 toneladas, a produção de hipoclorito de sódio, base para a indústria de água sanitária.
Os dados consolidados do ano devem mostrar se a previsão da empresa que poderia haver mais necessidade do produtor foi confirmada e revertida em receita.
Ao longo do último ano, os dados mostraram um melhora positiva ao longo dos trimestres. As receitas fecharam o terceiro trimestre em 1,1 bilhão de reais. O mesmo período teve um EBITDA de 315 milhões e lucro de 156 milhões.
A empresa, que tem três unidades produtivas, em Cubatão, Santo André e na Argentina, é também a segunda maior produtora de PVC (policloreto de vinila), produzindo, também, o hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, além do dicloroetano e o monocloreto de vinila, ambos utilizados exclusivamente na produção do PVC.
Os produtos da Unipar são insumos para as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas, remédios, construção civil, desinfetantes e tratamento de água, dentre outros.