Negócios

Transporte de passageiros recua 0,8% em novembro, diz Latam

Apenas no Brasil foram 2,78 milhões de passageiros que viajaram pela TAM em novembro, um recuo de 5,5% sobre igual período do ano passado


	Poltronas vazias em avião da TAM: resultado consolidado do grupo em novembro mostra que demanda de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto oferta diminuiu em 4,9%
 (Marcio Jumpei/Divulgação)

Poltronas vazias em avião da TAM: resultado consolidado do grupo em novembro mostra que demanda de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto oferta diminuiu em 4,9% (Marcio Jumpei/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 16h46.

São Paulo - O Grupo Latam, formado pelas companhias aéreas LAN e TAM, transportou 5,62 milhões de passageiros em novembro, o que representa uma queda de 0,8% sobre o total verificado em igual mês de 2012.

Apenas no Brasil foram 2,78 milhões de passageiros que viajaram pela TAM em novembro, um recuo de 5,5% sobre igual período do ano passado.

Os passageiros das operações da LAN nos países de língua espanhola que a companhia atua - Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia - somaram 1,74 milhões (alta de 6,9% no período) e os viajantes internacionais do grupo chegaram a 1,10 milhão (avanço de 0,6%).

O resultado consolidado do grupo em novembro mostra que a demanda (RPK) de passageiros diminuiu 0,6%, enquanto a oferta (ASK) diminuiu em 4,9%.

A taxa de ocupação (load factor) da Latam para novembro cresceu 3,6 pontos porcentuais ante o mesmo mês de 2012, para 82,6%. De acordo com comunicado do grupo divulgado nesta segunda-feira, 09, o tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 51% do total no mês.

O tráfego de carga do Grupo Latam recuou 2,3% em novembro, ante igual mês de 2012, e a capacidade diminuiu 6% em igual base de comparação. Os resultados levaram ao load factor de 63% nas operações de carga em novembro, sobre 60,7% verificado em igual mês do ano passado.

Segundo o Grupo Latam, houve recuo nas operações dos aviões cargueiros e menor disponibilidade nos porões das aeronaves de passageiros em novembro. A companhia informou que verificou em novembro redução das importações para a América do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasLatamSetor de transporte

Mais de Negócios

Com nova fábrica, Gelato Borelli vai triplicar produção e planeja faturar R$ 360 milhões em 2024

A aposta de R$ 500 milhões de uma varejista gaúcha para fazer o maior complexo logístico do RS

'Jurassic Park' brasileiro anuncia novos parques depois de crescer 893% em 2023

Das dívidas aos bilhões: como a Marvel fugiu do colapso com uma estratégia financeira que mudou tudo

Mais na Exame