Negócios

Ted Talks que farão você pensar sobre o futuro do planeta

Plantas, consumo consciente, alimentação, arte e ação climática: assista cinco palestras fora da caixa, que instigam, provocam e fazem repensar questões sustentáveis

Como os cogumelos podem salvar o mundo, consumismo e o impacto da agricultura estão na lista  (Yarygin/Getty Images)

Como os cogumelos podem salvar o mundo, consumismo e o impacto da agricultura estão na lista (Yarygin/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 23 de maio de 2023 às 16h30.

Última atualização em 23 de maio de 2023 às 16h46.

Falar sobre Tecnologia, Entretenimento e Design. É isso que propõe a TED Talks,  uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela Sapling, uma fundação sem fins lucrativos dos Estados Unidos. Os temas abordados são disseminados através de palestras gravadas e cada vídeo tem cerca de 20 minutos.  

Nelas, os palestrantes apresentam maneiras inovadoras de pensar, sempre com o objetivo de inspirar por meio de experiências reais e histórias pessoais. Para mergulhar nesse universo, é possível encontrar TEDs famosos com buscas simples no Google ou baixando o aplicativo para personalizar a navegação.

 Confira cinco vídeos – todos com tradução para o português –  que falam sobre sustentabilidade e a possibilidade de termos um planeta melhor:

1 - Seis maneiras pelas quais os cogumelos podem salvar o mundo
O micologista Paul Stamets lista seis maneiras pelas quais o fungo micélio pode ajudar a salvar o universo: limpando solos poluídos, produzindo inseticidas, tratando varíola e até combatendo o vírus da gripe.

2 - Repensar o Consumo
Esse vídeo tem 12 anos e continua atual. André Trigueiro, jornalista brasileiro especializado em jornalismo ambiental, explora a necessidade do consumo consciente como uma mudança essencial para diminuir o consumismo.

3 - Sonhos para um futuro descarbonizado
Como presidente da maior empresa de transporte marítimo do mundo, Jim Hagemann Snabe reflete sobre o impacto das mercadorias no planeta e se elas realmente chegam aonde deveriam chegar.  

Por isso, o empresário lidera esforços para descarbonizar o transporte marítimo até 2050 e compartilha um plano para converter eletricidade verde em combustível líquido verde e alimentar embarcações. Além disso, Jim convida líderes globais a se juntarem à viagem em direção a um sistema inovador e sustentável.

4 - Conseguimos nos alimentar sem devorar o planeta?
A agricultura é a pior coisa que a humanidade já fez e o sistema alimentar global pode estar caminhando para o colapso, afirma o jornalista George Monbiot. Com essa conclusão impactante, Monbiot mostra soluções tecnológicas que precisamos para remodelar radicalmente a produção de alimentos.

5 - Uma abordagem criativa para a ação climática de todos
Quando soube da ameaça que o aumento do nível do mar representava para sua cidade costeira de Miami, Flórida, o eco-artista Xavier Cortada fundou um movimento em torno de marcadores de elevação,  destacando o risco de danos causados ​​por inundações. O projeto de arte colaborativa mobilizou muita gente, mas também chocou. Durante sua palestra, é possível conhecer uma visão criativa de organização comunitária inspirada em arte.

Acompanhe tudo sobre:NetZeroJBS

Mais de Negócios

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Mais na Exame