South Summit Brazil 2023 é lançado oficialmente em Porto Alegre

O evento terá a sua segunda edição na capital gaúcha nos dias 29, 30 e 31 de março
Evento de lançamento da segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre: na última edição do evento no Brasil participaram mais de 1.000 startups, de 76 países (Marcos Nagelstein/Agência Preview/Divulgação)
Evento de lançamento da segunda edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre: na última edição do evento no Brasil participaram mais de 1.000 startups, de 76 países (Marcos Nagelstein/Agência Preview/Divulgação)
D
Da RedaçãoPublicado em 25/11/2022 às 12:08.

Plataforma de negócios que conecta empresas, startups e investidores com o propósito de moldar um futuro inovador e sustentável o South Summit Brazil 2023 teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira (23/11), em Porto Alegre, em solenidade realizada no Multiverso Experience, no Cais Embarcadero.

“O lançamento oficial no Cais Mauá é um momento especial para toda a família do South Summit e hoje começaremos a tangibilizar todo o trabalho que vem sendo realizado desde o dia seguinte do evento de 2022. Sem dúvida, as pessoas vão gostar do que vão ver e, sobretudo, do que vão viver na edição de 2023, a qual estamos preparando com muito carinho e dedicação”, disse Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.

O evento terá a sua segunda edição na capital gaúcha nos dias 29, 30 e 31 de março. Estiveram presentes José Renato Hopf e Thiago Ribeiro, presidente e CEO do South Summit Brazil, respectivamente, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Planejamento Governança e Gestão, Claudio Gastal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes.

Saudando a todos os presentes remotamente, María Benjumea, fundadora e presidente do South Summit, comemorou e agradeceu a todos os parceiros. “Que dia mais especial!. Estou do outro lado do Atlântico, mas juntos estamos preparando esta segunda edição que será extraordinária. Não tenho palavras para agradecer a todos os nossos parceiros, entre eles, o Governo do RS e a Prefeitura de Porto Alegre, nossos colaboradores e aos atores desse ecossistema, sejam startups, corporações ou patrocinadores.

A executiva ainda falou do lema do evento. “Nosso lema será Shape the Future, vamos construir juntos um futuro que envolve a sustentabilidade e o cuidado com o planeta. Cumpriremos o nosso compromisso com o planeta e vamos preparar um South Summit Carbo Zero, seguindo todos os protocolos das Nações Unidas”, ressalta.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, falou do sucesso que foi a primeira edição e que esta fez com que fosse assegurada formalmente a realização do evento por mais cinco anos em Porto Alegre. “É uma iniciativa que veio para ficar e será um diferencial para todos nós. Acredito que teremos uma outra realidade a partir do South Summit com a inovação, a tecnologia e os negócios impulsionando o desenvolvimento do Estado”, destaca.

Entre as novidades, foi apresentada a planta do evento composta por oito palcos, dois a mais do que na edição passada, resultando em mais de 22.000 metros quadrados que receberão o ecossistema de empreendedorismo e inovação e cerca de 500 speakers, entre eles:

  • Gabriela Chaves Schwery Comazzetto, Head do Global Business Solutions Latam & Brazil – TikTok
  • Pedro Janot, responsável por expandir a atuação da Richards, trazer a Zara ao Brasil e lançar a Azul
  • João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos

Esse time se juntará aos palestrantes já confirmados, como:

  • Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia
  • Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México
  • Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture dos Estados Unidos
  • Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil
  • Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e CUFA do Brasil
  • Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus

Sobre os próximos desafios para 2023, o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, falou sobre a responsabilidade de estruturar e consolidar o evento em Porto Alegre, além de torná-lo mais internacional.

“Queremos abraçar ainda mais a América Latina e trazer nomes relevantes do empreendedorismo e da inovação do Brasil e do mundo. Para isso, continuaremos contando com o apoio de centenas de pessoas como na primeira edição, o que fez o evento ser bacana e combinar com inovação através da colaboração”, disse o executivo.

Como funciona a Startup Competition

A Competição de Startups, um dos destaques do South Summit, está com as inscrições abertas e os interessados em participar podem se cadastrar no site oficial do evento e o prazo para o cadastro se encerra em dezembro.

Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Na última edição do evento no Brasil participaram mais de 1.000 startups, de 76 países como Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Índia, Nigéria, Turquia, Argentina, Colômbia e Reino Unido.

No final da Competição, cinco startups sairão vencedoras nas seguintes categorias:

  • Destaque
  • Mais Sustentável
  • Mais Escalável
  • Mais Inovadora
  • Melhor Time

A Competição é uma ótima oportunidade de gerar visibilidade às startups e de os empreendedores apresentá-las em um dos principais palcos do evento para mais de 700 pessoas e para fundos nacionais e internacionais presentes no evento.

Mais de 10 bilhões de dólares foram investidos por fundos em startups inscritas na competição ao longo dos últimos 10 anos e a previsão é que mais de 100 fundos estejam na edição de 2023.

Após a inscrição, as startups cadastradas passam por um processo de seleção realizado por um comitê de renomados especialistas, além de potenciais investidores. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos presencialmente e terão a possibilidade de reuniões 1:1 com investidores e corporações em busca de inovação.

Onde comprar ingressos

Também já está aberta a venda dos ingressos para o South Summit Brazil 2023, a ser realizado de 29 a 31 de março de 2023, no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS). O primeiro lote dos ingressos está disponível no site do evento até 30 de novembro de 2022 com valores a partir de R$499,00, que variam de acordo com a categoria escolhida - Attendee Business ou Executive. Veja na página o que cada uma delas oferece.

Para quem não conhece o South Summit Brazil

Com o objetivo de fomentar conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar oportunidades de negócios e conexões de alto valor, o South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, trazendo as principais tendências e inovações que marcam o presente e o futuro da indústria nacional e internacional.

Com 10 anos de trajetória, o South Summit tornou-se um evento líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, a primeira edição aconteceu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais.

Durante três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2.500 reuniões 1:1 entre cerca de 8.500 empresas e 3.300 startups apresentando seus negócios. Foram aproximadamente 450 investidores presentes no South Summit Brazil 2022, incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira de 65 bilhões de dólares disponíveis para investimento em negócios da América Latina.

LEIA TAMBÉM: South Summit Brazil 2023: inscrições para competição de startups já estão abertas