Ciência

Sony e Olympus se unem em empresa de equipamentos médicos

Ainda sem nome, companhia deverá ser formalmente anunciada este ano; com o negócio, Sony vai se tornar dona de 11,46% da Olympus


	Kazuo Hirai, CEO da Sony: aliança combinará o conhecimento das duas empresas para o lançamento de novos equipamentos médicos
 (Yuriko Nakao/Reuters)

Kazuo Hirai, CEO da Sony: aliança combinará o conhecimento das duas empresas para o lançamento de novos equipamentos médicos (Yuriko Nakao/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 08h48.

São Paulo - A gigante de tecnologia Sony anunciou na sexta-feira uma parceria com a também japonesa Olympus para a criação de uma nova empresa voltada para a área de equipamentos médicos. A companhia, que deverá ser estruturada ainda este ano, terá 51% de participação da Sony.

Um aporte de 50 milhões de iuanes (645 milhões de dólares) da Sony no capital da Olympus faz parte da engenharia financeira da operação. Com a transação, a Sony vai ser tornar dona de 11,46% da empresa.

Se recuperando de um rombo contábil de 1,7 bilhão de dólares, a Olympus afirmou em comunicado que o negócio irá fortalecer a base financeira da companhia, além de combinar o know how das duas empresas no lançamento de novos equipamentos médicos, como endoscópios e microscópios cirúrgicos.

Mais conhecida pela fabricação de câmeras fotográficas, a Olympus já atuava no segmento médico. Agora, a expectativa é que a empresa se beneficie com a a expertise da Sony na área de imagens digitais, com sensores e tecnologia 3D e 4K. A nova companhia médica terá sete diretores, sendo quatro da Sony e três da Olympus.

"Acredito que vamos ser capazes de criar produtos altamente inovadores e competitivos, gerando novas oportunidades de negócios em endoscópios cirúrgicos e outras áreas afins, para as quais esperamos um crescimento futuro significativo", afirmou Kazuo Hirai, CEO da Sony.

A divisão de máquinas fotográficas das duas empresas seguirá operando de maneira independente, mas com compartilhamento de tecnologias. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasIndústria eletroeletrônicaMedicinaSonyOlympus

Mais de Ciência

20% das pessoas podem ter fator 'oculto' de colesterol ligado a AVC

Após 47 anos de estudos, cientistas revelam quando o corpo começa a perder força

Cientistas revertem Alzheimer em camundongos em apenas 1h

Maiores efeitos do jejum só aparecem após três dias sem comer, diz pesquisa