Negócios

Setor de embalagens firma acordo com Apex para elevar exportações

São Paulo, 12 de agosto (Portal EXAME) O programa de incentivo ao comércio internacional promovido pela Agência de Fomento às Exportações no Brasil (Apex) chega ao setor de embalagens. A Associação Brasileira de Embalagem (Abre) está desenvolvendo junto a Apex um projeto de promoção comercial para o setor. Com duração de 2 anos, a proposta […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

São Paulo, 12 de agosto (Portal EXAME) O programa de incentivo ao comércio internacional promovido pela Agência de Fomento às Exportações no Brasil (Apex) chega ao setor de embalagens. A Associação Brasileira de Embalagem (Abre) está desenvolvendo junto a Apex um projeto de promoção comercial para o setor. Com duração de 2 anos, a proposta do projeto é mostrar a competitividade das embalagens brasileiras junto a formadores de opinião internacionais. As empresas que participarem do programa farão estudos de mercado para detectar nichos de atuação e receberão apoio para participarem de feiras no exterior.

Segundo Luciana Pellegrino, diretora executiva da Abre, o objetivo da ação é aumentar as vendas de embalagens brasileiras no exterior e criar uma cultura de exportação no setor, conquistando ganhos de escala na produção, além de competitividade técnica e mercadológica junto a clientes nacionais e internacionais. Antes de decidir pela parceria, a Abre participou de diversas feiras internacionais, onde constatou a procura por embalagens brasileiras. Estas empresas começaram a enxergar os nossos potenciais competitivos em qualidade, tecnologia e preço , diz Luciana.

Para atender um aumento da demanda por matérias-primas, embalagens e insumos brasileiros no mercado internacional, a Abre decidiu se organizar e formou um comitê de exportação. O órgão tem o objetivo de inserir a embalagem na pauta de exportação do país, incentivar e auxiliar seus associados a exportar e divulgar os produtos e empresas no exterior e nas feiras internacionais em que participa.

Apesar de recente, o comitê vem realizando ações para o cumprimento de seus objetivos como, por exemplo, a realização de uma pesquisa com seus associados para formar a pauta de exportação do setor de embalagens e averiguar o potencial de crescimento desta atividade e a promoção de workshops.

Recentemente, o comitê lançou no site da entidade o Portal de Exportação. Os interessados poderão encontrar no endereço dicas e orientações sobre termos técnicos e nomenclaturas de produtos, sites de órgãos brasileiros de apoio ao setor, contato com câmaras de comércio e com embaixadas, além de terem a possibilidade de realizar negócios com referência em dados estatísticos e publicações sobre o setor, entre outras informações. No site também está disponível uma pesquisa sobre exportação realizada pelo comitê. O estudo elaborado com 35 empresas, fabricantes de embalagens e afins, identifica quanto, para onde e o que empresas do setor podem oferecer aos clientes internacionais. Para conhecer o Portal de Exportação, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame