Exame Logo

Mercado Livre oferece descontos de até 80% na Semana do Consumidor

Para a edição deste ano, o marketplace destaca produtos eletrônicos como smartphones e videogames e itens para casa

Os descontos ficam ativos até o próximo domingo, 19 (Divulgação/Divulgação)
Marcos Bonfim

Repórter de Negócios

Publicado em 14 de março de 2023 às 16h33.

Última atualização em 14 de março de 2023 às 17h49.

O Mercado Livre anunciou as ofertas para a Semana do Consumidor e promete descontos de 80%, incluindo frete grátis e entrega rápida. Para a edição deste ano, o marketplace destaca produtos eletrônicos como smartphones e videogames e itens para casa.

Em pesquisa realizada no ano passado pelo Mercado Ads, unidade de publicidade da marca, essas categorias ficaram em destaque como as mais buscadas pelos consumidores.

Veja também

O levantamento apontou ainda que as transações na Semana do Consumidor registraram um crescimento de 18% em comparação com os números de 2021.

Assim como outros varejistas, o Mercado Livre estendeu a estratégia para o Dia do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira, 15. As ofertas seguem ativas até o próximo domingo, 19.

Confira algumas ofertas no marketplace:

Qual é a origem do Dia do Consumidor

A data faz referência ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 março. A história começa há mais de seis décadas e tem origem nos Estados Unidos.

Em 15 de março de 1962, o presidente americano John Kennedy fez um discurso em falou sobre os ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores podem oferecer.

O pronunciamento reverberou ao longo do tempo e, 21 anos depois, em 1983, a data passou a ser comemorada mundialmente como o dia do consumidor.

Como a semana do consumidor ganhou relevância no Brasil

No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor ganhou relevância a partir dos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990. O documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra.

A partir desta lei, os estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores, os Procons.

Nos últimos anos, a data começou a receber um novo apelo no país, com marcas ampliando os esforços para torná-la cada vez mais importante no calendário de ações promocionais. Uma forma de parabenizar os clientes e, ao ao mesmo tempo, fortalecer os negócios.

Acompanhe tudo sobre:Dia do ConsumidorVarejoCompras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame