Negócios

SDE pede condenação da Souza Cruz e Philip Morris

Nota da Secretaria de Direito Econômico saiu no Diário Oficial

A decisão da SDE segue agora para julgamento no Cade (Divulgação)

A decisão da SDE segue agora para julgamento no Cade (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 14h50.

Brasília - A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, recomendou a condenação das empresas Souza Cruz e Philip Morris por conduta lesiva à concorrência em contratos firmados com estabelecimentos comerciais de todo o País. A decisão foi publicada hoje, no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o parecer da SDE, havia prática anticoncorrencial na exclusividade de merchandising e na forma de exposição de produtos nos pontos de venda. Segundo nota divulgada pela SDE, os contratos proibiam, por exemplo, que os estabelecimentos deixassem à mostra cartazes ou qualquer tipo de propaganda das marcas concorrentes. "Nos contratos da Souza Cruz, estava prevista ainda a proibição de expor qualquer produto que não fosse da empresa."

A decisão da SDE segue agora para julgamento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Se condenadas, as empresas, segundo a SDE, poderão pagar multas que variam de 1% a 30% do faturamento bruto do ano anterior à instauração do processo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasJustiçaEmpresas inglesasSouza CruzPhilip MorrisCade

Mais de Negócios

Praia há 25 anos sem lançamentos entra na rota dos imóveis em Floripa

Uma crítica de bilhões: como essa empresa mudou de estratégia e virou líder em pagamentos digitais

Como essa empresa investe em jovens talentos para manter um negócio de US$ 6 bilhões

Ela vendia plantas no quintal, agora fatura até US$ 10 mil por live — e não está sozinha