Negócios

Renner compra a carioca Leader

Negócio vai facilitar a expansão da empresa gaúcha no mercado de varejo para baixa renda

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Lojas Renner, uma das três maiores redes de lojas de departamento de vestuário no Brasil, com faturamento de 1,7 bilhão de reais e 95 pontos de venda no país, fechou acordo para comprar as 38 lojas da carioca Leader, numa operação que deve ser concluída nos próximos 120 dias. A intenção da Renner, conforme seu presidente José Galló afirmou à EXAME, é manter a marca e a partir das 38 lojas iniciar uma nova cadeia voltada para o público C e D. A Lojas Renner é mais focada nos públicos A, B e C. "Vamos atuar numa nova faixa de mercado com uma nova rede", diz Galló.
 
O entendimento entre as empresas já foi confirmado em fato relevante emitido pela Renner, mas a confirmação do acordo depende de auditoria sobre as condições financeiras da Leader e da aprovação por parte dos conselheiros da compradora. Somente após essas etapas as companhias definirão o valor do contrato.
 
Na Bolsa de Valores de São Paulo, porém, o anúncio já repercutiu positivamente para a Renner, única das duas empresas a manter capital aberto. As ações ON (ordinárias, com direito a voto) da companhia subiam 5,18%, ao meio-dia desta terça-feira (11/03). 
 
Os analistas independentes que acompanham a Renner também aprovaram o negócio. A corretora carioca Ativa divulgou comentário logo após o anúncio, no qual afirma que o acordo é "positivo em termos estratégicos", por ampliar em 40% o número de lojas da rede - de 95, no fim de 2007, passam a ser 133 - e por ampliar significativamente a presença da rede no mercado fluminense e, em menor grau, complementar a estratégia de expansão na região Nordeste.
A Prosper Corretora vai no mesmo sentido e destaca a possibilidade de fortalecimento da Renner entre os consumidores de menor poder aquisitivo, "um dos segmentos com maior potencial de crescimento, dado o aumento de renda da população esperado, expansão do crédito e fragmentação do mercado".
 
Com unidades espalhadas por seis Estados brasileiros - Rio de Janeiro (30 lojas), Minas Gerais (3), Espírito Santo (2), Pernambuco (1), Sergipe (1) e Alagoas (1) - a Leader vende itens de moda feminina, masculina e infantil, além de utensílios domésticos, artigos de cama, mesa e banho, brinquedos, lingeries, calçados e acessórios.
 
A empresa também possui participação indireta de 50% no capital social da Leader S.A. Administradora de Cartões de Crédito, responsável pelos serviços de financiamento, seguros, previdência e pagamento de contas, tanto para clientes da loja quanto para os próprios lojistas.
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Veja o que a Revo faz para garantir segurança em dobro a bordo de seus helicópteros

No "Vale da Eletrônica", evento de inovação e negócios deve movimentar mais de R$ 30 mi

Em busca dos R$ 4 bilhões em receita, farmacêutica paranaense dá primeiro passo para ir para fora

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Mais na Exame