Negócios

Proprietários do Le Monde vão comprar Le Nouvel Observateur

A aquisição, que incluirá também o site de notícias "Rue89", será feita através do consórcio LML, no qual está incorporado "Le Monde"


	Sede do jornal francês Le Monde: 3 empresários proprietários do jornal, Xavier Niel, Pierre Bergé e Matthieu Pigasse, se preparam para comprar a revista "Le Nouvel Observateur"
 (Francois Guillot/AFP)

Sede do jornal francês Le Monde: 3 empresários proprietários do jornal, Xavier Niel, Pierre Bergé e Matthieu Pigasse, se preparam para comprar a revista "Le Nouvel Observateur" (Francois Guillot/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 11h15.

Paris - Os três empresários proprietários do jornal francês "Le Monde", Xavier Niel, Pierre Bergé e Matthieu Pigasse, se preparam para comprar a revista "Le Nouvel Observateur", que seu fundador Claude Perdriel, colocou à venda, segundo jornal financeiro "Le Echos".

Niel (presidente do operador de telecomunicações Free), Bergé (empresário do setor da moda e da arte) e Pigasse (banqueiro) estão em negociações exclusivas com Perdriel para ter 70% da "Le Nouvel Observateur".

A aquisição, que incluirá também o site de notícias "Rue89", será feita através do consórcio LML, no qual está incorporado "Le Monde".

De acordo com o esquema revelado pelo "Le Echos", Perdriel, que fundou o "Le Monde" em 1964 junto com o jornalista Jean Daniel e tinha anunciado sua intenção de encontrar sócios capitalistas, conservará uma participação de 30%.

O montante da transação é de cerca de 40 milhões de euros, segundo o jornal "Le Figaro".

Perdriel injetou, para pagar suas dívidas, 17 milhões de euros na "Le Nouvel Observateur", que tem uma tiragem de 500 mil exemplares por semana.

A incorporação desta revista e de "Rue89" reforçaria o grupo LML que, além do "Le Monde", inclui outros títulos como "Courrier Internationale" e "Télérama". 

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisFusões e AquisiçõesJornaisNegociações

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame