Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
Nova sede da L'Oreal (L’Oréal/Divulgação)
Karin Salomão
Publicado em 27 de março de 2018 às 08h00.
Última atualização em 27 de março de 2018 às 08h32.
São Paulo – Mais ampla e colorida, a nova sede da L’Oréal abriga uma galeria de arte, salão de cabeleireiro e até sala de shiatsu. O novo espaço, que levou alguns anos sendo construído e planejado, foi concluído entre junho e agosto do ano passado.
A L’Oréal decidiu mudar o local de seu escritório ao perceber que o edifício antigo não traduzia mais as ideias e valores da empresa.
"O prédio era cheio de paredes, mais antigo. O design não facilitava a colaboração e integração entre as áreas, afirmou Fábio Rosé, gerente de recursos humanos. As salas de diretores e gerentes também estavam fechadas e impossibilitavam a troca e interação com os funcionários, diz ele.
Na nova sede, predomina o espaço aberto, a colaboração entre os funcionários e a cor. Além disso, preza pela sustentabilidade. A fachada de vidro da construção, por exemplo, foi pensada para o maior aproveitamento da luz natural. Já a frenagem dos 11 elevadores inteligentes do prédio é feita por meio da captação de energia solar.
Veja nas imagens abaixo o novo escritório da L’Oréal no Rio de Janeiro.
A nova casa da L'Oréal no Porto Maravilha não passa despercebida. São 90 metros de altura distribuídos em 22 andares, que reúnem cerca de 1000 colaboradores de diferentes áreas.
Os novos ambientes são amplos e oferecem uma visão em 360° para os principais pontos da cidade do Rio de Janeiro, como a Baía de Guanabara, Porto Maravilha, o Cristo Redentor e o estádio Maracanã, diz Rosé.
Na nova sede, as salas de diretoria foram eliminadas, assim como as posições fixas. As paredes caíram e deram lugar a um ambiente de trabalho aberto. "Também criamos muitas salas de reunião no lugar, porque percebemos que grande parte do trabalho acontece nas conversas", disse Rosé.
Essa alteração na forma de trabalhar ocorreu antes mesmo da mudança física. "Meses antes da mudança, comunicamos como seria o novo esquema de trabalho e instruímos funcionários a terem menos itens em suas mesas, porque eles seriam guardados em armários, e até a não consumirem lanches na estação de trabalho, porque os lixos não seriam mais individuais", disse o gerente de recursos humanos.
Outro ponto foi educar os funcionários a conversarem apenas nas áreas designadas e usarem salas específicas para ligações telefônicas, já que em um ambiente aberto o barulho se sobressair mais.
A nova sede tem muito mais que estações de trabalho. O ponto alto do novo escritório é a academia para profissionais de salões.
Aqui, há cursos para profissionais do setor, de corte ou coloração, ou eventos de lançamentos de novos produtos ou tecnologias das marcas L'Oréal Professionnel, Kérastase e Redken.
No carnaval, a empresa lançou um novo tonalizante de cabelo com cores vibrantes. Durante alguns dias, funcionários vieram trabalhar com cabelos coloridos de verde, roxo, rosa e outras tonalidades fortes.
Na cobertura do prédio há pinturas feitas por grafiteiros, que recriam peças antigas de publicidade. Além do escritório no Porto Maravilha, a L'Oréal tem duas fábricas e um centro de pesquisa e inovação no Brasil. Cerca de 4 mil funcionários trabalham para a empresa no país, mil apenas no escritório.
Aqui também há uma "esmalteria", espaço dedicado à manicure das funcionárias, uma cafeteria e uma sala de shiatsu.
Empresa trouxe a experiência do café de alta qualidade para dentro de casa e revolucionou a forma como as pessoas tomam café
A EXAME separou cinco grandes lojas que bombaram nos anos 1980 e te conta o que aconteceu com cada uma delas
O pernambucano Juliano Dias fundou a Meetz, uma plataforma para reuniões entre vendedores e potenciais clientes, nos primeiros dias da pandemia, um período em que ele e a família tentavam recomeçar a vida em Portugal
Veja frases e mensagens para homenagear sua base de consumidores em uma das datas mais importantes do calendário