Exame Logo

10 políticos que estão entre as pessoas mais ricas do mundo

Michael Bloomberg e Silvio Berlusconi estão entre os bilionários da lista da Forbes

(Getty Images / Allison Shelley)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h11.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h25.

São Paulo – Entre herdeiros, sef-made mans e investidores, o ranking dos bilionários publicado hoje pela Forbes inclui alguns políticos. A renda deles não vem necessariamente da atividade pública que, algumas vezes, chegou até a atrapalhar os negócios. Além disso, não é fácil computar a fortuna dos políticos. Piadas à parte, uma das dificuldades consiste na mistura entre público e privado, já que, em alguns países, o patrimônio do chefe de estado facilmente se confunde com a riqueza do país. Por isso, Abdullah Bin Abdul Aziz, rei da Arábia Saudita, por exemplo – que lidera em algumas publicações sobre os políticos mais ricos - não aparece na lista da Forbes. Mesmo assim, é possível ver alguns dos políticos que acompanham os empresários Carlos Slim e Eike Batista na lista de bilionários publicada anualmente pela Forbes. Clique nas fotos para ver alguns dos bilionários do mundo da política:
  • 2. Michael Bloomberg (Estados Unidos)

    2 /11(Getty Images)

  • Veja também

    Michael Bloomberg não comanda apenas a agência de notícias que leva seu sobrenome. Bloomberg foi eleito prefeito de Nova York pela primeira vez em 2001, dois meses após os ataques terroristas ao World Trade Center – e ainda foi reeleito em 2005 e em 2009.   Bloomberg tem um patrimônio estimado em 22 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 20 pessoa mais rica do mundo. Se dinheiro não é problema, poder também não é. O prefeito ocupa a 17ª posição na lista de mais poderosos da Forbes.
  • 3. Mikhail Prokhorov (Rússia)

    3 /11(Getty Images)

  • Mikhail Prokhorov fez fortuna nos mercados financeiro e metalúrgico na Rússia – além de ser dono do time de basquete americano New Jersey Nets. Nesse final de semana, Prokhorov enfrentou uma derrota nas urnas ao disputar a presidência da Rússia e perder para Vladimir Putin. Prokhorov é o sétimo homem mais rico da Rússia, com uma fortuna estimada em 13,2 bilhões de dólares. Seu patrimônio encolheu cerca de 5 bilhões de dólares no último ano.
  • 4. Roman Abramovich (Rússia)

    4 /11(Getty Images)

    ]Roman Abramovich já foi o homem mais rico da Rússia. Hoje ele “amarga” a 9ª posição no país, com uma fortuna estimada em 12,1 bilhões de dólares. Abramovich perdeu os pais na infância e abandonou a escola. Sua fortuna veio de uma série de negócios controversos de exportação de petróleo nos anos 1990. O empresário tem participação na gigante do aço Evraz e na Highland Gold – além do time de futebol Chelsea. Na política, Abramovich já governou Chukotka, que tem cerca de 80.000 habitantes.
  • 5. Savitri Jindal (índia)

    5 /11(Getty Images)

    Com uma fortuna estimada em 10,9 bilhões de dólares, Savitri Jindal é a 4ª pessoa mais rica da índia. Jindal atua no conglomerado de aço e energia da família e também é membro da Assembleia Legislativa de Haryana, na Índia.
  • 6. Serge Dassault (França)

    6 /11(Getty Images)

    Como o nome indica, Serge Dassault é herdeiro do grupo francês Dassault. Além de chairman e CEO do grupo, ele é senador na França. O empresário e senador acumulou uma fortuna de 9,9 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 4ª maior fortuna do país.  A Dassault tem negócios em aviação e nos meios de comunicação – desde 2004, quando comprou o jornal Le Figaro.
  • 7. Zong Qinghou (China)

    7 /11(Getty Images)

    Zong Qinghou é o terceiro homem mais rico da China. Sua fortuna, estimada em 6,5 bilhões de dólares, teve origem na empresa de bebidas Wahaha, que Qinghou fundou em 1986, em um pequeno mercado. Além de empresário, Qinghou é membro National People's Congress (poder legislativo) da China desde 2002.
  • 8. Silvio Berlusconi (Itália)

    8 /11(Filippo Monteforte/AFP)

    Outrora primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi acumula uma fortuna de 5,9 bilhões de dólares. Os investimentos de Berlusconi incluem empresas de mídia, seguros de vida, produção cinematográfica e o time de futebol Milan.  Apesar da fortuna, a situação não anda muito fácil para Berlusconi. Após uma sequência de escândalos ele tornou-se réu em quatro processos em Milão. Em fevereiro ele já foi absolvido pelo Tribunal de Milão em um deles, o caso Mills.
  • 9. Wu Yajun

    9 /11(Getty Images)

    Assim como Qinghou, Wu Yajun também é membro do National People’s Congress na China. Mas sua fortuna é um pouco menor. Com 5,7 bilhões de dólares, ela possui a 7ª maior fortuna da China – e é uma das mulheres mais ricas do país. Formada em jornalismo, Yajun é “chairwoman” na Longfor Properties, uma empresa chinesa do ramo imobiliário.
  • 10. Sebastian Pinera (Chile)

    10 /11(Bertrand Langlois/AFP)

    O 4° homem mais rico do Chile é, justamente, o presidente do país. No ranking mundial da Forbes, ele ocupa a 521 posição, com 2,4 bilhões de dólares. Pinera assumiu a presidência do país no início de 2010. O bilionário fundou a gigante dos cartões de crédito Bancard. Seus negócios já incluíram uma fatia da companhia aérea chilena LAN, o canal Chilevision e uma participação no time de futebol Colo Colo.
  • 11. David Sainsbury (Reino Unido)

    11 /11(Getty Images)

    David Sainsbury tem algo que não é qualquer bilionário que possui: o título de lorde. O empresário possui um assento na Câmara dos Lordes. Ele construiu sua fortuna ao herdar uma participação na Sainsbury’s, uma das maiores mercearias do Reino Unido, na qual trabalhou até 1998.  O empresário saiu da Sainsbury’s para ocupar um cargo público. Sainsbury passou oito anos como Ministro da Ciência e Inovação, até renunciar, em 2006. Hoje, sua fortuna é avaliada em 1,1 bilhão de dólares.
  • Acompanhe tudo sobre:BilionáriosBloombergEmpresasListas da ForbesPersonalidadesPolíticaPolíticosSilvio Berlusconi

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame