Acompanhe:
seloNegócios

Petrobras inaugura Unidade Protótipo de Catalisadores

Com capacidade de produzir até 100 kg de catalisadores/dia, a Procat desenvolve com a Petrobras um projeto de pesquisa com três linhas de trabalho

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Sede da Petrobras: de acordo com a empresa, o Brasil é o único país da AL que produz catalisadores de FCC, o maior insumo das refinarias
 (AFP)

Sede da Petrobras: de acordo com a empresa, o Brasil é o único país da AL que produz catalisadores de FCC, o maior insumo das refinarias (AFP)

S
Sergio Torres

Publicado em 22 de novembro de 2012 às, 13h33.

Rio de Janeiro - A Petrobras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) inauguraram nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat), voltada à pesquisa de novas tecnologias de preparo de catalisadores e seus componentes. O investimento é de R$ 27 milhões.

De acordo com a Petrobras, o Brasil é o único país da América Latina que produz catalisadores de FCC (fluid catalytic cracking ou craqueamento catalítico fluido), o maior insumo das refinarias.

Em breve, acrescentou a estatal, a FCC fabricará catalisadores de hidroprocessamento, fundamentais para combustíveis menos agressivos ao meio ambiente.

Com capacidade de produzir até 100 kg de catalisadores/dia, a Procat desenvolve com a Petrobras um projeto de pesquisa com três linhas de trabalho: catalisadores para craqueamento catalítico fluido (processo utilizado para transformar petróleos pesados, de pequeno valor, em derivados leves, de maior valor); catalisadores para abatimento de emissões de gás carbônico em processos industriais; e catalisadores para área de polímeros.

Últimas Notícias

Ver mais
Transição energética está fracassando e viver sem petróleo é "fantasia", diz CEO da Saudi Aramco
ESG

Transição energética está fracassando e viver sem petróleo é "fantasia", diz CEO da Saudi Aramco

Há 3 horas

No follow-on de Serena, a Tarpon vende… e a Tarpon compra
Exame IN

No follow-on de Serena, a Tarpon vende… e a Tarpon compra

Há 3 horas

Gol (GOLL4), Petrobras (PETR4), Magazine Luiza (MGLU3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje
seloMercados

Gol (GOLL4), Petrobras (PETR4), Magazine Luiza (MGLU3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje

Há 3 horas

Acionistas minoritários querem 5ª cadeira no conselho da Petrobras
seloMercados

Acionistas minoritários querem 5ª cadeira no conselho da Petrobras

Há 5 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais