Para voltar a crescer, a Tencent quer cortar seu vício em Fortnite
Maior portal de jogos da China implementou uma medida de controle nas horas de consumos de seus jogos
Da Redação
Publicado em 14 de novembro de 2018 às 06h04.
Última atualização em 14 de novembro de 2018 às 09h43.
A gigante chinesa Tencent , dona do aplicativo de mensagens WeChat e de jogos de sucesso como Fortnite e League of Legends divulgará seus resultados após o fechamento do mercado chinês nesta quarta-feira de olho nos efeitos de uma medida tomada neste mês.
Em vigor desde setembro e com objetivo de estar presente em todos os jogos até o fim deste ano, a companhia implementou o controle de idade em seus jogos. A medida tem como objetivo limitar o tempo gasto por crianças e adolescentes em seus títulos. Uma base de dados da polícia será utilizada para confirmar a idade de seus jogadores.
A medida valerá, por enquanto, apenas na China. Em março, o governo chinês anunciou um congelamento na aprovação de novos jogos em consequência da relação das crianças com os games. Com a nova medida, a Tencent espera convencer as autoridades de Pequim a liberar sua galinha dos ovos de ouro.
O controle ocorre porque no país asiático as crianças estavam deixando de fazer os deveres de casa para jogar games como o Honor of Kings. O debate sobre o vício, porém, vai além das crianças, e pode afetar os resultados da companhia. Analistas esperam uma receita de 11,66 bilhões de dólares, com um crescimento anual de 24%. Embora seja um crescimento, é 2,5 bilhões de dólares a menos do que o estimado em junho deste ano. A preocupação mora na diminuição do consumo de jogos na China, maior mercado da marca. Por isso, os olhos estarão voltados para o número de usuários dos jogos. Analistas esperam que o crescimento seja de 9,9%, passando 1,06 bilhão de usuários mensais.
Os investidores também prestarão atenção no crescimento da receita em plataformas sociais da companhia, como a conhecida WeChat. A rede social pode apresentar um crescimento de 41% em sua receita, atingindo o valor de 2,25 bilhões de dólares. Seu serviço de nuvem pode ainda apresentar um crescimento de 61%, valendo 2,79 bilhões de dólares. O pagamento online do WeChat Pay pode chegar aos incríveis 280% de crescimento, somente neste ano.
Segundo analistas, o crescimento dessas novas plataformas é espetacular, mas talvez não dê conta do recuo da receita com games. Depois de bater um valor de mercado de 573 bilhões de dólares em janeiro, a Tencent, listada em Hong Kong, recuou 40%. Perder 220 bilhões de dólares em 10 meses é feito até para os padrões chineses.