Negócios

Oferta de campos da Pemex desperta pouco interesse

Estatal mexicana não conseguiu atrair forte interesse de empresas que prestam serviço para a indústria petroleira na rodada para novos contratos

Posto de gasolina da Pemex no México: novos contratos "integrados" deveriam ter atraído um interesse maior do setor privado (David McNew/Getty Images)

Posto de gasolina da Pemex no México: novos contratos "integrados" deveriam ter atraído um interesse maior do setor privado (David McNew/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 20h29.

Cidade do México - A estatal mexicana Pemex não conseguiu atrair um forte interesse de empresas que prestam serviço para a indústria petroleira na rodada para novos contratos de produção nos campos de Chicontepec, no Golfo do México, realizada nesta quinta-feira, 11. A companhia assinou contratos para apenas três das seis áreas ofertadas.

O leilão era aguardado porque a Pemex oferecia um novo modelo de contrato criado após a reforma do setor de energia, em 2008, em que os contratados são pagos de acordo com o volume produzido. Os novos contratos "integrados" deveriam ter atraído um interesse maior do setor privado.

Para David Shields, que dirige a revista especializada Energia a Debate, a falta de interesse pelos contratos de Chicontepec é um exemplo perfeito da necessidade de abrir mais o setor de energia. "É um bom argumento para uma nova reforma no setor, não é?", questionou o especialista.

Um total de 16 empresas se qualificaram para o leilão, mas a maioria enviou cartas explicando que não iria participar da disputa, incluindo a espanhola Repsol. Dos três contratos assinados, a unidade mexicana da Halliburton ganhou o direito de perfurar o campo de Humapa, que tem reservas de 341 milhões de barris.

A mexicana Operadora de Campos DWF, unidade do Grupo Diavaz, venceu a disputa pelo campo Miquetla, com reservas de 248 milhões de barris. E a Petrolite de Mexico vai explorar o campo Soledad, com reservas de 134 milhões de barris. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústria do petróleoIndústrias em geralFusões e AquisiçõesIndústriaEmpresas mexicanasPemex

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa