Grupo Docas, de Nelson Tanure, assina acordo para comprar Varig
Pré-contrato assinado nesta segunda-feira determina, entre outras condições, a reintegração da VarigLog e da VEM, vendidas para a TAP
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
Última atualização em 18 de março de 2019 às 13h41.
O Grupo Docas, do empresário Nelson Tanure, assinou nesta segunda-feira (12/12) um pré-contrato de compra de 25% do capital da FRB-Par, o braço financeiro da Fundação Ruben Berta. Na prática, o acordo garante o controle também da Varig a Tanure, já que a FRB-Par detém 87% do capital votante da empresa aérea.
De acordo com a Folha Online, o Grupo Docas se comprometeu a pagar 100 milhões de dólares pelas ações da FRB-Par, divididos em dez parcelas anuais. Para assinar o documento, a Docas adiantou o pagamento de uma parcela de 11,2 milhões de dólares. Caso o negócio seja desfeito, o dinheiro será transformado em empréstimo a ser pago futuramente pela Varig.
Entre as pré-condições para concluir a negociação, Tanure quer a reintegração das subsidiárias VarigLog (de logística) e VEM (de manutenção), vendidas à portuguesa TAP por 62 milhões de dólares. O contrato ainda precisa ser aprovado pela assembléia de credores da Varig e pela Justiça, já que a empresa encontra-se sob recuperação judicial. O Tribunal de Justiça do Rio, onde corre o processo de recuperação, já foi informado do acordo. A assembléia está marcada para amanhã (13/12), mas representantes dos trabalhadores e do Aerus fundo de pensão da Varig já cogitam adiá-la para estudar melhor a proposta.