Exame Logo

Suzano investirá US$ 1,3 bilhão em nova fábrica na Bahia

Planta está dimensionada para produzir um milhão de toneladas de celulose por ano. Investimento se estenderá até 2008

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Suzano Bahia Sul irá construir uma nova fábrica de celulose em Mucuri, no sul da Bahia. A empresa já possui uma planta no local, que passou por uma ampliação no ano passado e agora tem capacidade para produzir 645 000 toneladas anuais de celulose. O novo projeto consumirá investimentos de 1,3 bilhão de dólares, que serão desembolsados entre este ano e 2008. A planta terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de celulose por ano. Segundo a empresa, com este projeto, a companhia se tornará um dos dez maiores produtores mundiais de celulose. No ano passado, a produção da Suzano foi de 1,239 milhão de toneladas, sendo 456 300 toneladas de celulose e o restante de papel.

A nova linha será focada na exportação, que representou 49% da receita líquida do ano passado 2,640 bilhões de reais. Os principais mercados atendidos por Mucuri serão a Europa, Estados Unidos e Ásia. Para escoar sua produção, a empresa assinou um contrato com a Portocel, única empresa especializada no embarque de celulose do país. Seu terminal portuário está localizado em Barra do Riacho, no norte do Espírito Santo. De acordo com a Suzano, a distância de 250 quilômetros entre Mucuri e o porto representa uma economia de 20% em relação à distância percorrida atualmente.

Veja também

Do total a ser investido, cerca de 35% virão de recursos próprios. O restante será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por outras fontes. De acordo com a Suzano, a elevação do endividamento não a preocupa, porque a expectativa é que a alavancagem caia logo após a unidade de Mucuri entrar em operação. No quarto trimestre de 2007, espera-se que a planta esteja fornecendo 120 000 toneladas. O volume deverá crescer para 900 000 no ano seguinte. Já em 2009, será alcançada a produção de 1 milhão de toneladas.

Numa etapa posterior, a Suzano pretende elevar a capacidade da fábrica para 1,1 milhão de toneladas anuais apenas com investimentos na melhoria da produtividade. Depois, em um prazo ainda não definido, a planta será preparada para até 1,25 milhão de toneladas.

Os financiamentos ainda estão em negociação, mas a Suzano espera fechar condições que envolvam um prazo de pagamento de até 12 anos, com carências variando de 2 a 7 anos, de acordo com a fonte dos recursos. Até o final de 2005, a empresa irá investir 15% do total previsto no projeto. No ano que vem, mais 53% dos recursos serão aplicados. Em 2007, serão mais 27%. Os desembolsos terminarão em 2008, com os 3% restantes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame