Negócios

Microsoft compra parte de negócios da Nokia

A transação inclui a aquisição da unidade de aparelhos e serviços e a compra das patentes registradas pela empresa


	Prédio da Nokia: para financiar o negócio, a Microsoft vai mergulhar em suas grandes reservas de caixa no exterior
 (Jens Koch/Getty Images)

Prédio da Nokia: para financiar o negócio, a Microsoft vai mergulhar em suas grandes reservas de caixa no exterior (Jens Koch/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 09h09.

Nova York - A Microsoft anunciou, nesta terça-feira, 3, que está comprando parte dos negócios de telefonia móvel da finlandesa Nokia por 5,44 bilhões de euros (US$ 7,17 bilhões). A transação inclui a aquisição da unidade de aparelhos e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros.

Concluído o negócio, executivos da Nokia se juntarão aos da Microsoft, incluindo Stephen Elop, presidente executivo da Nokia e um dos mais cotados para assumir a presidência da Microsoft no lugar do CEO Steve Ballmer. Jo Harlow, Juha Putkiranta, Timo Toikkanen e Chris Weber também devem se juntar à equipe da compradora.

Para financiar o negócio, a Microsoft vai mergulhar em suas grandes reservas de caixa no exterior. No final da operação, aproximadamente 32 mil funcionários devem ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4.700 apenas na Finlândia.

A Nokia vai se concentrar em seus negócios fazendo equipamentos de rede, serviços baseados em localização e outras "tecnologias avançadas". As demais empresas do grupo responderam por quase a metade das vendas da empresa em 2012. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Matéria atualizada às 8h06

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaFusões e AquisiçõesMicrosoftNokiaTecnologia da informação

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame