Carro de motorista conveniado da Lyft: fundado em 2012, o Lyft teve uma receita líquida estimada em 130 milhões de dólares em 2014 (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 17 de novembro de 2015 às 16h55.
San Francisco - O aplicativo de serviços de transporte urbano Lyft, o maior rival da Uber Technologies nos Estados Unidos, espera alcançar 1 bilhão de dólares em receita anual bruta no ano que vem, disse o cofundador da empresa à Reuters.
O cumprimento da previsão vai sugerir que a Lyft aumentará sua parcela de mercado em algumas cidades norte-americanas importantes, apesar da competição com o Uber, o maior e mais bem financiado aplicativo de serviços de transporte urbano do mundo.
Fundado em 2012, o Lyft teve uma receita líquida estimada em 130 milhões de dólares em 2014, de acordo com documentos financeiros da empresa citados pela Bloomberg.
"Isto demonstra que grande oportunidade de negócios é o Lyft", disse John Zimmer, cofundador e presidente da empresa.
"O mercado em que atuamos está em... uma indústria de transporte avaliada em 2,25 trilhões de dólares."
A previsão de Zimmer baseia-se no conceito de taxa de execução, que é um indicador comum de vendas futuras e lucratividade para companhias privadas de alto crescimento.
No entanto, o conceito exige extrapolação de desempenho anual a partir de uma pequena quantidade de dados e é somente uma projeção sobre o quanto o Lyft poderá faturar em 2016.
Em comparação, o Uber espera ter cerca de 2 bilhões de dólares em receita em 2015, de acordo com documentos obtidos pela Reuters.
O Lyft calculou sua taxa de execução de 1 bilhão de dólares a partir das corridas brutas de outubro, quando a companhia fez cerca de 83 milhões de dólares, oriundos de 7 milhões de corridas.
O dado não incluiu o Halloween, disse Zimmer, afirmando que os números de uma das noites mais movimentadas da indústria serão incluídos em relatório de novembro.
O Lyft opera em 150 cidades apenas dos Estados Unidos. A companhia afirmou no mês passado que tem mais de 100 mil motoristas ativos e que fornece 1 milhão de corridas por semana. A empresa levantou 1 bilhão de dólares junto a investidores e Zimmer afirmou que "a maior parte deste dinheiro ainda está no banco".