Negócios

Lucro da Gafisa cresce 76,5% no 1º tri com vendas maiores

São Paulo - A Gafisa teve um lucro líquido 76,5 por cento maior no primeiro trimestre contra igual período do ano passado, beneficiada pelo avanço das vendas contratadas. A incorporadora teve lucro de 64,8 milhões de reais de janeiro a março, contra 36,7 milhões de reais no mesmo intervalo de 2009. As vendas contratadas avançaram […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A Gafisa teve um lucro líquido 76,5 por cento maior no primeiro trimestre contra igual período do ano passado, beneficiada pelo avanço das vendas contratadas. A incorporadora teve lucro de 64,8 milhões de reais de janeiro a março, contra 36,7 milhões de reais no mesmo intervalo de 2009.

As vendas contratadas avançaram 53,3 por cento na comparação anual, somando 1,025 bilhão de reais. A empresa também registrou um aumento de 9,2 pontos percentuais na velocidade de vendas, que foi de 25,2 por cento no primeiro quarto de 2010.

"A velocidade de vendas cresceu especialmente em decorrência do melhor desempenho de Tenda e Alphaville no trimestre", afirmou a companhia, no demonstrativo de resultados.

Do total vendido no primeiro trimestre, a Tenda --braço da Gafisa voltado à baixa renda-- respondeu por 43 por cento. Este foi o primeiro trimestre em que os resultados da Tenda foram completamente integrados ao de sua controlada.

No período, os lançamentos da Gafisa totalizaram 849,9 milhões de reais, volume mais de quatro vezes maior que o lançado nos três primeiros meses do ano passado, quando as construtoras e incorporadoras pisaram no freio em meio à crise econômica e financeira global.

Para este ano, a empresa manteve a estimativa de lançamentos com Valor Geral de Vendas (VGV) entre 4 bilhões e 5 bilhões de reais, sendo que de 40 a 45 por cento será destinado ao segmento econômico, por meio da Tenda.

"Ainda temos um importante desafio relacionado aos lançamentos da Tenda em 2010, mas até agora estamos em linha com nosso plano estratégico", segundo a companhia. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da Gafisa somou 168,5 milhões de reais entre janeiro e março, contra 76,6 milhões de reais um ano antes.

A margem Ebitda, por sua vez, ficou em 18,6 por cento, alta de 4,5 pontos percentuais sobre o primeiro trimestre de 2009, mas leve queda de 0,1 ponto percentual ante o último trimestre do ano passado.

A Gafisa reiterou a meta de encerrar 2010 com margem Ebitda entre 18,5 e 20,5 por cento, favorecida pelas sinergias da incorporação da Tenda e maior diluição de gastos com vendas. No primeiro trimestre, a receita líquida da companhia avançou 67,5 por cento na comparação anual, para 907,6 milhões de reais.

A Gafisa encerrou março com um banco de terrenos avaliado em cerca de 15,6 bilhões de reais e informou que os recursos obtidos por meio da oferta primária de ações (follow-on), concluída no final do trimestre, ainda não foram destinados à aquisição de novos terrenos.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilEmpresasGafisaLucro

Mais de Negócios

Empreendedorismo feminino cresce com a digitalização no Brasil

Quanto aumentou a fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo desde 2000?

Esta marca brasileira faturou R$ 40 milhões com produtos para fumantes

Esse bilionário limpava carpetes e ganhava 3 dólares por dia – hoje sua empresa vale US$ 2,7bi