Lucro do BTG Pactual salta e receita é maior em todos os segmentos
O lucro líquido recorrente, excluindo itens extraordinários, atingiu 1,01 bilhão de reais, em linha com as expectativas de analistas
Estadão Conteúdo
Publicado em 14 de fevereiro de 2020 às 08h05.
Última atualização em 14 de fevereiro de 2020 às 13h51.
São Paulo — O Banco BTG Pactual *, maior banco de investimento da América Latina, divulgou nesta sexta-feira alta de 42% no lucro líquido do quarto trimestre, apoiado em crescente receita em todas as unidades de negócios.
O lucro líquido recorrente, excluindo itens extraordinários, atingiu 1,01 bilhão de reais, em linha com as expectativas de analistas, com as receitas subindo 61% na comparação anual, para 2,486 bilhões de reais.
Ganhos na mesa de operações, na divisão de banco de investimento, empréstimos corporativos e investimentos proprietários compensaram um aumento de 21% nas despesas operacionais, incluindo bônus aos funcionários.
O banco continuou expandindo sua carteira de crédito, com crescimento de 11,5% em relação ao trimestre anterior, para 43,8 bilhões de reais, ajudado por empréstimos fora do Brasil e para companhias de pequeno porte.
Em novembro, o BTG disse que planejava mais empréstimos no Chile e na Colômbia.
O banco reportou um retorno anualizado sobre patrimônio, uma medida de lucratividade, de 19,1%, ligeiramente abaixo do nível observado no trimestre anterior.
Os principais esforços do BTG agora estão concentrados em expandir a plataforma digital de investimentos para clientes, chamada BTG Pactual Digital. O banco espera tornar-se o sexto maior banco de varejo do Brasil em número de clientes.
*O BTG é o acionista controlador de EXAME