Cabos de alta-tensão da CESP: receita operacional líquida atingiu 939 milhões de reais (Marcos Issa/Bloomberg News)
Da Redação
Publicado em 14 de novembro de 2014 às 17h14.
Rio de Janeiro - A geradora paulista de energia elétrica CESP teve alta de mais de 90 por cento do lucro no terceiro trimestre, com avanço das receitas com venda de energia no mercado de curto prazo e melhora do resultado financeiro.
A empresa informou nesta sexta-feira que teve lucro líquido de 373,64 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 94,7 por cento ante igual período do ano passado.
A previsão média de cinco analistas consultados pela Reuters apontava para lucro de 272,1 milhões de reais no período.
A receita operacional líquida atingiu 939 milhões de reais, avanço de 8,3 por cento na comparação anual, enquanto as receitas com venda de energia subiram 11 por cento, a 1 bilhão de reais.
As receitas com venda de energia foram impulsionadas pela alta de 116,7 por cento do preço do mercado de curto prazo, devido ao maior Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) no trimestre, explicou a CESP.
Já a produção de energia elétrica (sem considerar a Usina Três Irmãos) atingiu 5.925 GWh, baixa de 30,2 por cento frente ao terceiro trimestre de 2013.
"A produção atende ao comando do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), e reflete a decisão de reduzir a geração hidráulica como forma de proteção dos níveis dos reservatórios, afetados pela estiagem verificada na região Sudeste", disse a empresa em seu relatório de resultados.
O resultado financeiro foi 58,9 milhões de reais negativo no período de julho a setembro, uma melhora frente aos 77,3 milhões de reais negativos no mesmo período do ano passado.
O resultado operacional da companhia, medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização), foi de 693,1 milhões de reais no período, alta de 38,7 por cento em igual etapa de 2013.
A previsão média de analistas para essa linha era de 623,5 milhões de reais.