Locaweb lança marca Nextios, de nuvem, e quer mais aquisições no ano
O novo braço da empresa de tecnologia nasce da reestruturação dos serviços. A Locaweb está ainda em conversas com oito empresas para aquisições
Carolina Riveira
Publicado em 23 de junho de 2020 às 14h32.
Última atualização em 23 de junho de 2020 às 14h43.
A empresa de tecnologia e serviços de internet Locaweb anunciou nesta terça-feira, 23, a criação de uma nova marca, a Nextios, que vai concentrar os negócios da empresa para serviços e sistemas de gestão empresarial (o chamado ERP) e nuvem.
O novo braço surge da reestruturação da antiga Locaweb Corp Cluster2GO, com serviços que já existiam na empresa desde 2003. Segundo Guilherme Barreiro, diretor-geral da Nextios e que vai liderar as ações da nova marca, o objetivo é oferecer serviços para intensificar a digitalização das empresas clientes.
O mercado de nuvem pública no Brasil foi de 2,3 bilhões de dólares em 2019, segundo a consultoria IDC, e deve seguir crescendo em meio à pandemia. Muitas empresas, afirma Barreiro, se viram forçadas a ampliar a digitalização diante do isolamento imposto pelo novo coronavírus. O cálculo do IDC é que finanças, serviços profissionais, manufatura e comércio foram os setores que mais demandaram serviços de nuvem neste primeiro trimestre do ano, e que os mesmos setores devem se destacar em demanda durante os próximos meses.
"Estamos aqui para ajudar essas empresas a se transformar e a ter muito sucesso no pós-pandemia", disse Barreiro em coletiva de imprensa para anunciar a Nextios. A empresa tem clientes como Volkswagen, Banco Digio, Ipiranga, Sephora, Marisa, Riachuelo, Braskem e Cinemark.
A Locaweb, cujas ações já subiram mais de 60% desde a abertura de capital em fevereiro, vêm crescendo como um todo na casa dos dois dígitos em meio à pandemia com a necessidade de maior presença online das empresas clientes. Além de nuvem, a empresa tem serviços como plataforma de e-commerce, aplicativos e hospedagem de sites para pequenas, médias e grandes empresas.
Executivos da Locaweb também disseram nesta terça-feira que a empresa mira novas aquisições. "Temos no nosso pipeline mais de 100 empresas, 36 já estão em fase avançada, em que já passamos da fase de análise", afirmou o diretor de marketing e contas Luis Carlos dos Anjos. Dessas, a Locaweb está em fase avançada com oito empresas, segundo Anjos.
O executivo disse que a Locaweb "não interrompeu os planos [ de aquisições ], pelo contrário, acelerou um pouco" diante do momento de transformação digital das empresas. "Parte do valor que foi levantado com o IPO é para fazer aquisições. A Locaweb está estruturada para fazer de duas a três aquisições por ano", disse.