Negócios

Kroton melhora oferta por Estácio e propõe relação de troca

Segundo a Kroton, a nova oferta representa um prêmio de 27,9 por cento sobre a proposta feita anteriormente pela Estácio e expira em 30 de junho


	Kroton: segundo a empresa, a nova oferta representa um prêmio de 27,9% sobre a proposta feita anteriormente
 (Germano Lüders/EXAME)

Kroton: segundo a empresa, a nova oferta representa um prêmio de 27,9% sobre a proposta feita anteriormente (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 09h20.

São Paulo - O grupo de ensino superior privado Kroton enviou nova oferta para compra da Estácio, em que propõe uma relação de troca de 1,25 ação de sua emissão por cada papel da rival mais próxima, em uma operação avaliada em cerca de 5 bilhões de reais.

Segundo a Kroton, maior companhia do setor no país, a nova oferta, toda em ações e de caráter vinculante, representa um prêmio de 27,9% sobre a proposta feita anteriormente pela Estácio e expira em 30 de junho.

"Enfatizamos que, no nosso entendimento, a operação possui um forte racional estratégico em razão da alta complementaridade geográfica, do amplo potencial de sinergias e de ganhos de eficiência", afirmou a Kroton em documento enviado à Estácio na véspera e divulgado ao mercado nesta terça-feira.

A Kroton, que tem cerca de 1 milhão de alunos no país, anunciou no início deste mês interesse em adquirir a rival, sinalizando uma relação de troca de 0,977 ação de sua emissão por cada papel da Estácio, que tem cerca de 588 mil estudantes.

Na semana passada, fonte próxima às negociações afirmou à Reuters que a Kroton estava disposta a melhorar a oferta pela Estácio e que a base para a análise para uma eventual nova proposta seria uma relação de troca de 1,15 real por ação. Com a nova relação proposta, acionistas da Estácio ficariam com 19,2% das ações a serem distribuídas pela Kroton ante proporção anterior de 15,7%.

"A administração da Kroton está bastante empenhada em viabilizar a combinação das operações das companhias, em termos e condições aceitáveis às partes e que sejam favoráveis às duas empresas", afirmou a empresa na carta à Estácio.

A nova proposta equivale a 16,41 reais por ação da Estácio, com base no preço de fechamento do papel da Kroton na segunda-feira. Na véspera, as ações de Estácio encerraram a 15,45 reais, enquanto os papeis da Kroton fecharam a 13,13 reais.

A nova oferta veio depois que a Ser Educacional fez sua própria proposta pela Estácio, em uma combinação de dinheiro e ações.

A Estácio informou também nesta terça-feira que recebeu a nova oferta da Kroton e que seu Conselho de Administração vai avaliar os novos termos.

 Matéria atualizada às 9h19

Acompanhe tudo sobre:Cogna Educação (ex-Kroton)EmpresasEmpresas abertasSetor de educaçãoYduqs / Estácio

Mais de Negócios

Quais são as maiores franquias em shoppings no Brasil? Veja ranking

Como as empresas médias brasileiras estão adotando, com sucesso, a inteligência artificial

Polishop, Espaçolaser e mais: 15 redes que vão participar pela primeira vez da feira da ABF

Kopenhagen planeja abrir 200 unidades ainda em 2024. Para isso, aposta em loja compacta de R$300 mil

Mais na Exame