Cloud híbrida com IA: HPE e Intel®️ transformam ambientes da TI empresarial
Nuvem híbrida e IA trazem tecnologias com mais capacidade, eficiência e sustentabilidade em empresas atentas ao novo
Redatora publicitária na Lean Sales
Publicado em 29 de julho de 2024 às 10h00.
Última atualização em 29 de julho de 2024 às 10h09.
Não é todo dia que temos lado a lado dois líderes brasileiros de tecnologia conversando sobre assuntos que gostamos — e estamos ávidos por saber mais.
Essa oportunidade ocorreu durante o webinar “Unlock the cloud — Desbloqueie o potencial da nuvem híbrida com inteligência artificial”, dia 10 de julho, que nos proporcionou o encontro de Ricardo Emmerich, Líder da HPE Brasil, com Claudia Muchaluat, Líder da Intel®️ Brasil. Se você perdeu, trazemos aqui os highlights.
E tudo começa com um alerta amigável: é preciso adotar tendências com segurança. Só surfe a onda do hype tecnológico se ela for impulsionar você para conquistas de verdade. “A tecnologia deve estar ali para habilitar um modelo de negócio e atender aos seus objetivos” , explicou Ricardo Emmerich sobre os adventos da nuvem e IA.
“O primeiro desafio que todo executivo tem é identificar exatamente em quais áreas vê possibilidade de ganhar em escala, otimização ou mesmo ganhar em mercado”, completou o Líder da HPE.
E 2024 trouxe diversas novidades para executivos durante o HPE Discover, realizado na Sphere, em Las Vegas. Aliás, esse foi o primeiro evento corporativo do mundo a ser sediado por lá.
Um dos principais anúncios foi HPE Private Cloud AI, solução que visa levar uma nuvem privada e segura com inteligência artificial embarcada a empresas de variados portes. É como ter uma IA para chamar de sua.
A colaboração entre HPE e Intel® também foi notável nos lançamentos com novos servidores HPE ProLiant Gen 12, que tem a Intel®️ como parceira de desenvolvimento.
Esses servidores são acelerados e capazes de entregar melhor performance com menos consumo de energia, ou seja, muito mais sustentáveis, graças ao uso dos novos processadores Intel® Xeon® Sierra Forest. De fato, a Intel®️ está hoje com um foco intenso em inteligência artificial por meio de seu projeto AI Everywhere, como reforçou Claudia Muchaluat — projeto que, inclusive, estará nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
A combinação de nuvem híbrida e IA é um dos pontos altos do encontro. Juntas, essas inovações tecnológicas estão estabelecendo novos padrões de simplicidade, eficiência e segurança no setor de TI, empoderando empresas a se adaptarem e prosperarem na era digital.
Um exemplo disso é o HPE GreenLake, plataforma para consumo de TI sob demanda que permite que as empresas aproveitem a flexibilidade da nuvem pública, mantendo a gestão e a segurança da nuvem privada.
A plataforma é potencializada pelos processadores Intel®️ Xeon®️ da 5ª Geração, que foram especialmente projetados para lidar com diferentes workloads de IA atribuindo mais velocidade e poder de processamento à nuvem. Ou seja, nuvem híbrida aprimorada para IA disponível às empresas brasileiras.
“Hoje a gente vê a nuvem híbrida trazendo benefícios em relação à agilidade e escalabilidade da arquitetura em nuvem, isso sem abrir mão da segurança, pois o dado é um ativo superimportante”, disse Claudia Muchaluat.
E um assunto abordado com prioridade e verdadeiro compromisso das duas marcas foi a sustentabilidade e a reciclagem de servidores. “Hoje as companhias de tecnologia, ao mesmo tempo que habilitam muitas coisas, têm uma responsabilidade muito grande”, comentou Emmerich.
No esforço conjunto de HPE e Intel®️, a reciclagem de servidores chega a 86%. “Isso significa, basicamente, que a gente está tirando em CO2o equivalente a mais de 200 mil carros por ano nas ruas, ou mais de 700 milhões de garrafas plásticas”, afirmou o Líder da HPE.
De fato, cada aspecto do mundo empresarial está interligado e precisa ser pensado como um todo. Assim, HPE e Intel®️ continuam a mostrar o caminho, ajudando a moldar um futuro tecnológico mais eficiente e sustentável para as empresas brasileiras.