Negócios

Google e Sony são as mais conceituadas do mundo

Estudo sobre a reputação de empresas globais avaliou estima, empatia, admiração e confiança das companhias

Confiança no Google, assim como Sony, Apple, Nokia e Intel, é atribuída às soluções fornece no dia-a-dia

Confiança no Google, assim como Sony, Apple, Nokia e Intel, é atribuída às soluções fornece no dia-a-dia

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 18h05.

São Paulo - Foi anunciada hoje (21) a lista das empresas com melhor reputação do mundo, de acordo com uma pesquisa da consultoria Reputation Institute. O estudo, chamado Global Reputation Pulse, foi realizado com o público geral de 24 países na Ásia, Europa Central, América Latina, América do Norte e Norte Europeu. O Google, a Sony e a Walt Disney Company ocupam os três primeiros lugares do ranking.

A reputação das empresas foi analisada de acordo com seu grau de estima, empatia, admiração e confiança. Para chegar aos resultados, o estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, feita em janeiro e fevereiro deste ano, o Reputation Institute mediu a reputação das 600 maiores empresas do mundo nos seus países de origem. Na segunda etapa, durante o mês de abril, as multinacionais bem cotadas foram avaliadas pelo público dos outros países.

O modelo de medição adotado pelos pesquisadores permitiu entender a percepção do público geral sobre sete quesitos: produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governança, liderança e desempenho financeiro. A partir daí, foi possível compreender como essa visão influencia na reputação das companhias.

No total, foram feitas mais de 181.000 avaliações, sendo que cada empresa recebeu cerca de 3.360. O estudo revela que a maior parte das empresas tem melhor conceito em seu país de origem do que no resto do mundo. Das 54 participantes, somente cinco são mais bem cotadas globalmente do que no país de onde vieram: Apple, Ford, Google, Nestlé e Sony.

Para Kasper Ulf Nielsen, diretor do Reputation Institute, esta diferença existe porque os critérios de cada povo para avaliar uma empresa podem ser diferentes e nem sempre as estratégias de comunicação que funcionam em um país vão ser eficazes nos outros.

Foram consideradas fortes as companhias que atingiram mais de 70 pontos na avaliação. As empresas multinacionais brasileiras foram avaliadas em uma etapa preliminar. Apenas a Petrobras foi classificada para a segunda parte da pesquisa, em nível global, mas não atingiu os pontos necessários para entrar na lista final.
 

Rank Empresa (País de origem) Índice Pulse de Reputação Global
1 Google (US) 78.62
2 Sony (Japan) 78.47
3 The Walt Disney Company (US) 77.97
4 BMW (Germany) 77.77
5 Daimler/Mercedes-Benz (Germany) 76.83
6 Apple (US) 76.29
7 Nokia (Finland) 76.00
8 IKEA (Sweden) 75.60
9 Volkswagen (Germany) 75.55
10 Intel (US) 75.39
Acompanhe tudo sobre:DesempenhoEficiênciaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiagestao-de-negociosGoogleIndústria eletroeletrônicaReputação de empresasResultadoSonyTecnologia da informação

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame